O Dia das Mães, considerado pelos varejistas como a data mais importante para o comércio no primeiro semestre, deve trazer impactos positivos para o e-commerce pelo sexto ano consecutivo. Segundo os dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de um crescimento de 14,5% em relação a 2024, o que representa R$ 9,7 bilhões em faturamento para o período.
A projeção também indica 16,7 milhões de pedidos durante o período – um aumento de 5% ao ano anterior. Além disso, o tíquete médio deve subir 9%, alcançando R$ 579,51. No panorama geral, a estimativa é que, em 2025, o faturamento do e-commerce no Brasil ultrapasse R$ 234 bilhões, resultado 15% superior comparado ao ano anterior.
Já segundo pesquisa feita pelo Data Favela, oito em 10 moradores de favelas e periferias brasileiras pretendem presentear alguém no Dia das Mães. O levantamento mostra um crescimento de 16 pontos percentuais em relação ao ano passado, quando 64% afirmaram ter presenteado alguém.
O levantamento mostra ainda que 38% dos entrevistados pretendem investir de R$ 100 a R$ 200 em presentes, 25% até R$ 100, 22% entre R$ 200 e R$ 500, 10% entre R$ 500 e R$ 1.000 e 4% acima de R$ 1.000.
Entre os que pretendem presentear, a maioria (81%) vai homenagear suas mães. Outras a serem presenteadas são a esposa ou namorada (21%), a sogra (13%), a irmã, tia ou prima (10%) e outras pessoas (5%).
Com informações da Agência Brasil