Pesquisa realizada pela Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) sobre o que os casais pretendem fazer para celebrar o Dia dos Namorados apurou que 46,6% dos entrevistados já estão se preparando para comemorar a data. Entre as formas favoritas de celebrar, o clássico jantar romântico é o preferido de 55,7% dos casais, seguido por um almoço especial (31,4%) e um café da manhã ou brunch (12,9%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 33,4% pretendem gastar entre R$ 51 e R$ 100 com as compras para esse momento especial, enquanto 24,9% planejam investir até R$ 150. Os ingredientes mais lembrados para a noite do dia 12 são massas com molhos especiais (55,1%), seguido por bebidas como vinhos e espumantes (44,3%) e carnes nobres (41,1%). As sobremesas e as flores, naturalmente, também não ficam de fora.
Além disso, 39,7% dos consumidores da cidade do Rio afirmam que promoções influenciam diretamente na escolha dos produtos, enquanto a qualidade e o sabor também têm papel fundamental. E mais: 35,7% disseram que comprariam kits prontos ou sugestões de cardápios para um jantar romântico, caso os supermercados oferecessem essa facilidade.
Ainda segundo o estudo, embora 51,1% dos entrevistados prefiram outros tipos de presente, 35,1% afirmam que as flores são indispensáveis nessa data.
Já segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção de vendas para a data neste ano é de R$ 2,59 bilhões, um crescimento de 5,6% em relação a 2024.
De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio, ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o tíquete médio por consumidor para o Dia dos Namorados deve atingir R$ 236,90, representando um aumento expressivo de 50,6% em comparação a 2023. Esse valor representa o gasto médio estimado por pessoa que pretende presentear na data. Além disso, 68% dos entrevistados afirmaram que devem realizar suas compras em lojas virtuais, reforçando a mudança nos hábitos de consumo e a preferência por conveniência, praticidade e experiências mais personalizadas.
E segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), o setor movimentou 50 bilhões em 2024, com crescimento de 6,3%. O Brasil lidera o setor na América Latina e ocupa a sétima posição no ranking global, com forte potencial de crescimento estimulado pela inovação constante.