Dia dos Namorados fez varejo digital faturar R$ 6,5 bi

1189
Comercio eletrônico (foto divulgação)
Comercio eletrônico (foto divulgação)

De acordo com relatório elaborado pela Neotrust, o varejo digital faturou R$ 6,5 bilhões entre 28 de maio e 11 de junho, em função do Dia dos Namorados, alta de 3,24% em relação ao ano passado

Apesar do incremento nas cifras, a quantidade de pedidos online neste ano foi menor. Em 2021, a data gerou 14 milhões de compras, montante 10,44% menor no comparativo com o mesmo período em 2020. Apesar de comprar menos, os brasileiros gastaram mais: com o valor de R$ 464,28, o tíquete médio teve aumento de 15,3%.

Já estudo que analisou o comportamento dos consumidores virtuais no Dia dos Namorados realizado pela All iN | Social Miner, em parceria com a Clearsale e a Octadesk, e com o apoio da Tray, da Escola de E-commerce e do Opinion Box, revelou que o uso dos dispositivos móveis ganhou o público. O número de pedidos finalizados por meio deles apresentou aumento de 51%, sinalizando que, com a ajuda de aplicativos e sites responsivos, o celular vem ganhando espaço ante o computador. E os consumidores parecem estar se planejando mais antes de comprar. Eles anteciparam a busca por ofertas, e o maior pico de visitas e de cadastros se deu quando ainda faltava um mês para o evento – na segunda quinzena de maio. Consequentemente, o pico de vendas foi em maio, e houve um aumento considerável no consumo também na semana do dia 12.

A categoria preferida foi moda e acessórios – tanto antes quanto durante o evento -, seguida por farmácia e saúde, beleza, e bebidas. Dentro dessas categorias mais consumidas, levantamento sobre intenções de compra no evento realizado pela plataforma Semrush apontou que os produtos mais procurados pelos apaixonados foram flores, com mais de 239, mil buscas, aliança de compromisso, com cerca de 66 mil buscas, e chocolates, duas mil. Isso em um comparativo entre maio de 2020 e abril deste ano. A expressão “Dia dos Namorados” somou um total de 90,5 mil buscas só em abril, crescimento de mais de 233% em relação a março, por exemplo.

Espaço Publicitáriocnseg

O valor médio investido nos presentes foi de R$ 516,17, e registrou-se um aumento de 11% no volume de compras feitas exclusivamente com cartão de crédito – que saltou de 5,8 milhões no ano passado para 6,4 milhões agora em 2021, de acordo com a Clearsale. O faturamento com o evento – só considerando as compras pagas com cartão – bateu R$ 3,3 bilhões. No comparativo com o montante alcançado no ano passado (R$ 2,6 bilhões), o crescimento neste ano chega a 28%.

As pessoas têm falado mais com as empresas, tanto que, durante o evento deste ano, foi registrado um aumento de 129% no volume de tíquetes de atendimento abertos em relação ao número registrado no período equivalente do ano anterior. O Whatsapp se destacou como o maior canal de atendimento ao subir 13 pontos percentuais (pp) do ano passado para cá, enquanto o uso do e-mail para entrar em contato com os e-commerces caiu 15 pp.

Leia também:

Resultado do Dia dos Namorados confirma recuperação dos shoppings

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui