Dia dos Pais movimenta o comércio carioca e anima os lojistas

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Aldo Gonçalves (Foto: Arthur S.Pereira/CDL-Rio/Sindilojas-Rio)
Aldo Gonçalves (Foto: Arthur S.Pereira/CDL-Rio/Sindilojas-Rio)

A três dias de uma das datas mais importantes para o comércio no segundo semestre do ano, o Dia dos Pais está movimentando o comércio carioca. Segundo os lojistas, roupas (inclusive as esportivas), calçados (sapatos, tênis, sandálias e chinelos), acessórios (cintos e carteiras), perfumes e cosméticos estão entre os presentes mais vendidos.

Os dados são do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que aponta que para 70% dos 250 lojistas ouvidos a estimativa é que haja um crescimento de 3% nas vendas referentes ao Dia dos Pais.

O presidente do CDL-Rio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, diz que apesar das vendas do primeiro semestre do ano não atingirem o resultado esperado, principalmente nas datas comemorativas, o comércio espera atingir a estimativa de aumento de 3%.

“Os lojistas estão apostando nas promoções, propaganda e facilidades de pagamento e estimam que o preço médio dos presentes deve ficar entre R$ 150 e R$ 200, por pessoa. A maioria dos clientes está parcelando o pagamento, usando cartão de crédito parcelado e carnê de crediário das lojas. Nas compras à vista, a maioria dos pagamentos estão sendo feitas com cartão de débito, seguido pelo Pix e dinheiro.”

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Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil revelou que 63% vão comprar presentes nessa data e que 26% pretendem gastar menos que no ano passado. Além disso, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou que espera um faturamento de R$ 6,4 bilhões, para o Dia dos Pais nesse ano. Isso representa um crescimento de 2,9% em relação a 2021.

As estatísticas do estudo da CNDL/SPC Brasil mostram que 78% dos consumidores vão pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras. E a grande maioria vai usar sites, aplicativos, lojas de shopping, redes sociais e lojas de rua para colocar os gastos na ponta do lápis. A pesquisa também mostrou que uma porcentagem dos brasileiros não parece preocupada com as finanças pessoais nesse Dia dos Pais. Prova disso é que 4% dos entrevistados revelaram que costumam gastar mais do que podem com presentes nessa data e que 11% vão deixar de pagar alguma conta para realizar a compra. Além disso, 31% dos que pretendem comprar algum presente estão atualmente com o pagamento de alguma conta em atraso. E por fim, 59% dos que vão presentear estão o nome negativado.

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