Dia dos Pais promete ajudar no reaquecimento da economia

Mudanças no comportamento do consumidor estão criando um mundo cada vez mais digital.

De acordo com dados da Social Miner, em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box, em 2020 as vendas virtuais registraram um crescimento de 127%, comparado ao ano anterior, no volume de pedidos para o Dia dos Pais. Segundo a myWorld, houve aumento considerável no consumo virtual da plataforma no Brasil, cerca de 73%, entre os meses de fevereiro e março de 2020. Esse comportamento vem se acentuando, desde o início da pandemia, e é reforçada em datas comemorativas. Um exemplo dessa tendência é o Dia dos Namorados deste ano em que o comércio eletrônico obteve um faturamento de 20% a mais que no ano anterior.

O aumento também é consequência de uma maior adaptação a este tipo de compra por parte do consumidor, que passou a enxergar mais vantagens no meio virtual que no físico, como por exemplo uma comparação de preços mais rápida e completa, a opção do uso de cupons de descontos, o cashback (dinheiro de volta) e alternativas para economizar e fazer uma compra mais inteligente. Segundo uma pesquisa de intenção de compra para o Dia dos Pais de 2020, realizada pela Social Miner em parceria com a Opinion Box, 47,3% das pessoas procuraram presentes com ofertas e benefícios como o cashback.

Já estudo realizado pela NZN Intelligence em 2020 apontou que em meio à pandemia, o comércio eletrônico alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano. Os dados mostram uma forte mudança de comportamento do consumidor, que encontrou mais conforto, comodidade e acesso a programas de desconto exclusivos oferecidos por sites de grandes varejistas.

Em pesquisa global publicada pela empresa Blackhawk Network, responsável por oferecer soluções de pagamento por meio de produtos pré-pagos, cerca de 13 mil entrevistados em nove países afirmaram que preferem consumir produtos de varejistas que oferecem uma maior variedade de métodos de pagamentos digitais.

A pesquisa trouxe ainda pontos muito importantes sobre a relação do público brasileiro, indicando que a relação de fidelidade destes consumidores com a marca é maior quando eles têm acesso a benefícios como cartões-presente, pagamentos via código QR e carteiras digitais. 74% dos participantes brasileiros afirmaram que utilizariam métodos de pagamentos digitais se recebessem benefícios como brindes ou descontos. 56% deles disseram que se fidelizariam a esses meios se recebessem mais informações e benefícios práticos. Além disso, 32% dos entrevistados brasileiros afirmaram que, ao receberem um cartão-presente, eles estão inclinados a comprar itens mais caros do que o valor recebido, utilizando o cartão como parte do pagamento.

Mesmo sentindo falta da experiência de compras nas lojas, 73% dos entrevistados afirmaram que formas de pagamento mais rápidas e seguras utilizadas no meio digital serão atrativos para suas decisões de compra em lojas físicas.

Pesquisa da Score e Hibou com 1.098 pessoas sobre o Dia dos Pais revela esperança nas pessoas. Uma das principais perguntas: “Como você comemorou a data no ano passado?” mostra que as pessoas têm maiores pretensões de celebrar neste ano.

No ano passado, 27% ficaram em casa (contra 16% deste ano); e 23% foram para a casa do pai ou do sogro (contra 25% deste ano). Na pesquisa feita para o Dia da Mães, os números foram bem diferentes: Ficar em casa: 38,1%; Ir para a casa da minha mãe ou sogra: 20,7%

Sobre a vacina e o Dia dos Pais, 57% afirmaram que seu pai já estará vacinado com as duas doses até a data. Complementando a resposta, 25% responderam que o pai estará vacinado mas ainda acha melhor tomar todas as precauções possíveis e 24% responderam que assim como o pai, já está vacinado, por isso não vê problemas em se encontrarem.

Quanto ao consumo, sobre qual segmento será o presente dos pais, vestuário dispara com 62%, sendo que na pesquisa de Dia das Mães, 47,3%. Sobre onde será comprado o presente, a internet ainda é um dos canais preferidos, mas a ida às lojas já mostra um aumento relevante entre as datas: para este Dia dos Pais, 39% pretendem comprar na loja física e 37%, pela internet. Em maio, no Dia das Mães, a proporção era de 21% na loja física e 36,9% via comércio eletrônico.

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