Dia dos Pais: shoppings preveem crescimento de 16% nas vendas

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Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)
Shopping center (Foto: Valter Campanato/ABr)

Pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) à PiniOn, aponta que este ano 41,6% dos entrevistados em todo o país pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 39,1% desejam o oposto. Foram entrevistadas 1.693 pessoas, queresponderam a um questionário sobre intenção de comprar, tíquete médio, forma de pagamento e tipo de presente.

O percentual dos que pretendem comprar presentes no Dia dos Pais subiu de 32,2% no ano passado para 35,3% este ano. Por outro lado, houve aumento também sobre os que não pretendem comprar. Em 2021, 42% disseram que não comprariam presentes, enquanto este ano são 49,3%. Os indecisos saíram de 19,4% no ano passado para 15,4% este ano. O valor dos presentes deve ficar entre R$ 50 e R$ 150, de acordo com a maioria dos entrevistados (71,8%). O resultado da pesquisa também mostrou que em 43,4% dos ouvidos na pesquisa darão preferência pela compra presencial e em pequenos estabelecimentos e, 60,9%, em lojas físicas. Os presentes mais citados continuam roupas, calçados e acessórios (41,9%), perfume (29,5%), relógio (15,7%), almoço em restaurante (13,7%) e chocolates (11,6%). O item menos comprado será óculos de sol (6%).

A pesquisa de intenção de compras da ACSP ouviu entrevistados no Estado de São Paulo. O recorte aponta que, de maneira geral, os consumidores continuam menos a dispostos para comprar de forma parcelada. A maioria prefere pagar à vista, no débito ou no Pix. Em São Paulo, ao contrário da amostra nacional, a maioria dos entrevistados (46,8%) declarou não ter pretensão de gastar mais do que em 2021. Quem respondeu que vai gastar com presente, 66,7% disseram que farão pagamento à vista e apenas 33,3% vão parcelar. A preferência pelos itens segue a mesma ordem da pesquisa nacional: roupas, calçados e acessórios (39,7%), perfume (28,7%), relógio (10,3%), almoço em restaurante (17%) e chocolates (8,5%). Foram ouvidas 895 pessoas.

Já pesquisa de expectativas da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) para a data, feita com empreendimentos de todo o país, aponta que as vendas devem crescer 16% na comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento também indica que o setor deve movimentar R$ 4,4 bilhões entre os dias 8 e 14 de agosto.

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Além do aumento nas vendas, os consumidores devem gastar mais nos shoppings. O tíquete médio esperado é de R$ 204, o que representa um valor 5,7% maior que os R$ 193 do ano passado e 15,9% superior ao registrado em 2019, no período pré-pandemia, quando as vendas médias foram de R$ 176. A data também deve ser responsável por uma alta de 15% no volume de frequentadores dos shopping centers de todo o Brasil, na comparação com 2021. Entre os segmentos, a previsão é a de que os produtos mais comercializados sejam: calçados, artigos esportivos, itens de vestuário, perfumaria e cosméticos, relógios e eletrônicos.

De acordo com levantamento apresentado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos Pais deste ano deve movimentar R$ 24 bilhões em todo o Brasil: cerca de 100 milhões de pessoas devem ir às compras no início de agosto. Isso significa que seis a cada 10 pessoas devem comprar um presente para celebrar a data.

A pesquisa da CNDL apontou ainda que o primeiro lugar de compra para o Dia dos Pais será a internet. Do total de pessoas que pretendem presentear na data, 43% vão comprar no ambiente digital.  Segundo o levantamento, os presentes mais procurados neste período são roupas, perfumes, cosméticos e calçados.

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