Dia mundial do champagne

Grupo Castellani sugere os espumantes Tradicional Brut (Champ. 12m Chardonnay Pinot Noir).

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nesta quarta-feira comemora-se o Dia Mundial do Champagne. O Champagne Day  nasceu nos EUA, idéia do blogueiro americano Chris Oggenfuss, que quis homenagear o vinho dos reis, no dia 23 de outubro, mas o dia Mundial do Champagne  foi definido pelo Gabinete de Comunicação de Champagne (França) no dia 28 de outubro.
O champagne (com c minúsculo), é o vinho espumante elaborado na famosa região francesa de Champagne (com C maiúsculo).
No Brasil, é muito comum escrever o termo champanhe para se referir ao vinho que vem desta região. Em 1927, Champagne ganhou o título de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de Origem Controlada). Isto significa que, apenas os vinhos feitos de uvas – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, cultivadas dentro desta região delimitada e respeitando rigorosos métodos de produção, podem usar o nome champagne. 
Para comemorar o dia, Daniel Castellani, fundador do Grupo Castellani, sugere os espumantes Tradicional Brut (Champ. 12m Chardonnay Pinot Noir), Brut-Rosé (Champ.12m Chardonnay Pinot Noir Shiraz) e Unique Extra-Brut (Champ.24m Chardonnay Pinot Noir) todos da Vinícola Velho Amâncio, que podem acompanhar as várias refeições ou comemorações de qualquer dia.
Daniel Castellani é CEO do Grupo Castellani, além de Consultor de Alimentos e Bebidas, e especialista em Vinhos e Azeites do Brasil.
Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes e Enófilo pela Associação Brasileira de Sommeliers, é expert em hospitalidade e adora misturar vinhos e boa música. Ele apresenta o Quadro "Vinhos do Brasil", no Programa BarMPB, todo sábado às 21h, com reprise no domingo, na Rádio Roquette Pinto 94.1FM, onde dá dicas sobre vinhos, espumantes e acompanhamentos. 
Sediado na Boa Viagem em Niterói, desde sua fundação em 2010, o trabalho é virtual, mas faz questão de atender pessoalmente seus clientes e parceiros. Entre eles, as Vinícolas Cainelli, Don Laurindo, Valmarino e Velho Amâncio, as quais representa, valorizando o produto nacional. Atualmente conta com a parceria de 10 Vinícolas Brasileiras.
Instagram @grupocastellanibrasil

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor