25 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Dia mundial do champagne

Nesta quarta-feira comemora-se o Dia Mundial do Champagne. O Champagne Day  nasceu nos EUA, idéia do blogueiro americano Chris Oggenfuss, que quis homenagear o vinho dos reis, no dia 23 de outubro, mas o dia Mundial do Champagne  foi definido pelo Gabinete de Comunicação de Champagne (França) no dia 28 de outubro.
O champagne (com c minúsculo), é o vinho espumante elaborado na famosa região francesa de Champagne (com C maiúsculo).
No Brasil, é muito comum escrever o termo champanhe para se referir ao vinho que vem desta região. Em 1927, Champagne ganhou o título de AOC – Appellation d’Origine Contrôlée (Denominação de Origem Controlada). Isto significa que, apenas os vinhos feitos de uvas – Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay, cultivadas dentro desta região delimitada e respeitando rigorosos métodos de produção, podem usar o nome champagne. 
Para comemorar o dia, Daniel Castellani, fundador do Grupo Castellani, sugere os espumantes Tradicional Brut (Champ. 12m Chardonnay Pinot Noir), Brut-Rosé (Champ.12m Chardonnay Pinot Noir Shiraz) e Unique Extra-Brut (Champ.24m Chardonnay Pinot Noir) todos da Vinícola Velho Amâncio, que podem acompanhar as várias refeições ou comemorações de qualquer dia.
Daniel Castellani é CEO do Grupo Castellani, além de Consultor de Alimentos e Bebidas, e especialista em Vinhos e Azeites do Brasil.
Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes e Enófilo pela Associação Brasileira de Sommeliers, é expert em hospitalidade e adora misturar vinhos e boa música. Ele apresenta o Quadro "Vinhos do Brasil", no Programa BarMPB, todo sábado às 21h, com reprise no domingo, na Rádio Roquette Pinto 94.1FM, onde dá dicas sobre vinhos, espumantes e acompanhamentos. 
Sediado na Boa Viagem em Niterói, desde sua fundação em 2010, o trabalho é virtual, mas faz questão de atender pessoalmente seus clientes e parceiros. Entre eles, as Vinícolas Cainelli, Don Laurindo, Valmarino e Velho Amâncio, as quais representa, valorizando o produto nacional. Atualmente conta com a parceria de 10 Vinícolas Brasileiras.
Instagram @grupocastellanibrasil

Artigos Relacionados

Cade aprova proposta de compra da Abengoa

O valor do negócio foi mantido como confidencial pelo Cade em parecer sobre a transação, que não foi vista como prejudicial ao ambiente concorrencial pelos técnicos do órgão uma vez que a indústria sucroalcooleira é bastante fragmentada no país.

Canadenses desistem do Carrefour

Desistência ocorre após governo francês manifestar-se contra a operação pelo Couche-Tard.

Inovação no carregamento compartilhado de baterias

Os investimentos na startup não são revelados, mas foram muitos os esforços para chegar a uma solução que atendesse o mercado brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.