Diagnóstico de governança garante sustentabilidade na gestão familiar

Sociedades lideradas por membros de uma ou mais famílias correspondem a 90% das organizações do País e têm maior propensão a conflitos de interesses

A BR Rating e o Instituto Empresa de Família firmaram parceria para atender empresas familiares e multifamiliares de capital fechado, que buscam melhores indicadores de governança para maior estabilidade societária. As sociedades familiares representam hoje mais de 90% das empresas em todo o Brasil e, segundo o IBGE, respondem por mais de 65% da força de trabalho empregada. O modelo possui aspectos administrativos e societários que tornam as decisões mais complexas pela maior propensão a conflitos de interesse, confusão patrimonial e disputas de poder.

De acordo com Marcos Rodrigues, sócio fundador da BR Rating, é notório que existe uma pressão exercida pela demanda de adoção aos critérios relacionados às práticas ESG. “Os diagnósticos, principalmente de governança, são cada vez mais necessários para a sustentabilidade do negócio. E fazem parte de uma estratégia futura caso um dos desejos seja a abertura de capital dessas empresas”, avalia.

Segundo ele, a implantação de uma gestão que contempla ESG contribui para criação de valor e imagem positiva da empresa na medida em que há gerenciamento de riscos, melhoria no relacionamento com todas as partes interessadas, licença social para operar, retenção e atração de funcionários, entre outros benefícios. “Por todas essas vantagens, é natural que os investidores e empreendedores em geral pesquisem cada vez mais visando identificar no mercado as organizações mais aderentes às normas e comportamentos corretos para a efetivação de parcerias”, diz Rodrigues.

Concorda com Rodrigues, Helder de Azevedo, CEO do Instituto Empresa DE Família. Ele completa que, por se tratar de um cenário onde os negócios e os relacionamentos familiares são interligados por natureza e podem entrar em conflito, a utilização de ferramentas adequadas como o rating passou a ser vital por garantir uma análise mais robusta e certeira para nortear os rumos das empresas.

“O nosso papel é o de identificar, a partir das intenções, desejos e objetivos dos familiares, os gaps existentes na sociedade, pois ao tomarem decisões, esses sócios não precisam de aprovação de um conselho, por não se tratar de empresas de capital aberto. Apesar disso, há consequências. À medida em que avançamos os processos da consultoria e a empresa deseja dar um passo para crescer, chega um momento em que o rating se torna importante para a exposição da empresa ao mercado de capitais de uma forma mais ampla”, explica.

Uma situação comum, segundo Azevedo, é a de empresas com sócios majoritários e minoritários em que o detentor da maior parte deseja pegar um empréstimo, por exemplo. “Ele precisa saber que, na hora da cobrança, o minoritário também pode se prejudicar”, afirma.

O Instituto Empresa DE Família se baseia em quatro ferramentas principais: Modelo dos 3 Círculos, o NOVO Modelo Evolutivo, Escala F-PEC (que mede a influência familiar na empresa) e 5DSL (Cinco Dimensões Sociais da Longevidade). Há ainda duas ferramentas complementares: PAC (preparo para o acordo de cotistas) e SuPE (suporte ao planejamento estratégico).

Na BR Rating, a metodologia utilizada envolve a análise de 92 práticas de governança. Ela foi criada por um grupo de consultores com sólidas experiências em governança corporativa por terem atuado como membros de conselhos de administração, fiscal, consultivo e de comitês em diversas empresas, de diferentes segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Clorin ganha destaque nos lares e empresas brasileiras

A empresa amplia distribuição da marca Milton no Brasil.

Fusões e aquisições expandiram quase 50% no 1º trimestre

A maioria envolveu empresas domésticas (384)

Últimas Notícias

Mercados caminham para fechar a semana do lado positivo

Bolsas e moedas são destaque, mas o que vale mais a pena ressaltar é a redução no juro futuro nos EUA.

Redução das desigualdades e saneamento

Brasil ainda apresenta 1,6 milhão de residências sem banheiro.

Turquia quer acordo escrito para Finlândia e Suécia na Otan

Até agora, turcos têm sido os únicos membros da Otan que se opõem às propostas dos dois nórdicos.

Arábica soma 67% e conilon, 33% da produção do Brasil

Safra brasileira total de café está estimada em 53,42 milhões de sacas de 60 kg, sendo 35,71 de arábica e 17,71 milhões de conilon.

FMI alerta sobre mais riscos negativos para economia global

Em abril, Fundo havia dito que o crescimento global desaceleraria de estimados 6,1% em 2021 para 3,6% em 2022 e 2023.