34.6 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Diferença menor

A economia do Nordeste, segundo dados do Produto Interno Bruto (PIB), vem registrando crescimento maior que a economia do país, desde meados de 93. A informação é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste responsável pela realização de estudos e pesquisas sobre a região. A evolução do PIB mostra que, a partir de 1997, o Nordeste vem conseguindo reduzir a desigualdade em relação ao Brasil, compensando o período de recessão vivido de 1992 a 1993, que afetou mais a economia da região do que a do país.

Furnas
O governado Itamar Franco, de Minas Gerais, debaterá com a Frente Parlamentar em Defesa do Brasil a privatização do setor elétrico brasileiro, em especial Furnas Centrais Elétricas, no próximo dia 25, quarta-feira, as 14h30, no Plenário 4 – Anexo II, da Câmara dos Deputados. O presidente da Frente Parlamentar, Vivaldo Barbosa (PDT-RJ), acredita que o debate dará uma importante contribuição na luta para impedir a entrega de mais um patrimônio do povo brasileiro.

Invasão
O Canadá não é só a Bombardier. A empresa Quebecor está adquirindo 75% do capital da gráfica do Grupo Melhoramentos, que foi fundada há mais de 100 anos em São Paulo. Com 160 indústrias e um faturamento de US$ 9,6 bilhões em 2000, o grupo canadense é um dos maiores conglomerados gráficos do mundo. Ao chegar ao país no ano passado, montou uma gráfica de 16 mil metros quadrados em Recife (PE), onde são impressas todas as revistas da Abril no Nordeste e as listas telefônicas da Listel. A Quebecor prepara-se agora para adquirir outra gráfica na região Sul do país, depois de negociar também a opção de compra de 51% da gráfica da Ediouro, no Rio. Suas atividades se estendem ainda aos segmentos de jornais, livros e revistas, lojas de música, internet, televisão e TV a cabo. Ao todo o grupo teve receita de US$ 10,9 bilhões em 2000.

Caridoso
Ao receber o prêmio de Executivo Internacional do Ano do The Executives” Club of Chicago, o diretor executivo (CEO) e presidente da diretoria da Exxon Mobil Corporation, Lee R. Raymond, encorajou a indústria a apoiar moções para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) para que os benefícios do Nafta (que inclui EUA, México e Canadá) “sejam levados a um grupo maior de nações e povos”. Raymond falou sobre a importância e o valor dos investimentos internacionais enfatizando o significado das atividades socialmente benéficas executadas pela indústria petrolífera em suas operações em todo mundo. Com certeza, erraram o prêmio. Raymond merecia o Troféu Madre Tereza de Calcutá.

“Famiglia”
O sítio oficial na Internet da Cúpula das Américas, que se realiza neste fim de semana no Canadá, apresenta o encontro como uma oportunidade para o hemisfério estender as fronteiras da “nossa grande família”, definida pelos autores como “uma colorida tapeçaria de culturas, valores e tradições” . Como na cultura e nos valores hegemônicos das Américas, grande família tem significado bastante associado aos valores da velha Chicago, numa tradução livre, o apelo da cúpula é pela alcaponização do continente.

Só curiosidade?
Mais uma pergunta que não quer se calar: Por que o líder do presidente FH no Senado queria conhecer os votos dos senadores em relação à cassação de Luiz Estevão?

Derrama
A coincidência entre o aumento do mar de lama no Governo FH com o feriado de Tiradentes permite ao país, pelo menos por um fim de semana, refletir sobre a tese e a antítese.

No deserto
O anúncio feito por Domingo Cavallo em Londres, de que pretende adicionar o euro ao sistema cambial argentino tão logo a moeda européia tenha seu valor igualado ao dólar teve repercussão mínima na Europa. Interessados em alavancar suas exportações, para tentar manter o tímido crescimento registrado no continente, os europeus querem distância da política fundamentalista de Cavallo de moeda artificialmente forte, o que apenas encareceria as vendas externas européias.

Artigo anteriorDebandada
Próximo artigoFora das estatísticas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.