Equipe do ramo de Tongling da China Anhui Mobile ajusta uma antena na torre da estação base 5G na vila de Xuba do município de Tongling em 8 de julho de 2022 (foto de Guo Shining/Diário do Povo)
Por Ren Guan, Diário do Povo
Quando abrimos um software de navegação, podemos ver imediatamente e de forma clara o nosso trajeto de viagem; quando compramos roupas em plataformas de comércio eletrônico, a funcionalidade de visualização online permite-nos perceber intuitivamente se as peças são ou não adequadas. Este tipo de experiências há muito que fazem parte da vida cotidiana. Com o avanço da construção da China digital, estas tecnologias estão amplamente difundidas e cada vez mais pessoas desfrutam das vantagens trazidas por elas.
Entre 2012 e 2021, a economia digital da China cresceu de 11 trilhões para 45,5 trilhões de yuans. A base da industrialização digital é também mais sólida, e o ritmo da digitalização industrial continua acelerando. Atualmente, a digitalização vem estendendo a sua “rede” a todos os cantos da China, mudando profundamente a vida das populações.
Durante esta década, a vida se tornou mais conveniente graças à digitalização. De 2012 a 2021, a taxa de penetração da internet na China aumentou de 42,1% para 73%, com todas as cidades em nível de prefeitura totalmente cobertas por fibra ótica e com a taxa de cobertura de banda larga em vilas atingindo os 100%. Até o final de julho deste ano, o número de usuários de celulares 5G na China atingiu os 475 milhões, constituindo a maior rede 5G do mundo.
Com o desenvolvimento das infraestruturas digitais, estão surgindo novas tecnologias, novos formatos e novos modelos, tais como os de economia compartilhada, varejo online e pagamentos móveis. Os benefícios resultantes da construção digital da China abarcam todos os aspectos da vida social. Atualmente, pedir comida através de um código QR e pagar por meio de leitura facial são novas experiências nas vidas dos cidadãos dos meios urbanos. Estacionamento inteligente, escaneamento de rosto à entrada e saída dos bairros residenciais e reciclagem inteligente de lixo tornam a vida mais cômoda. E mesmo na vastidão das comunidades agrícolas, graças às tecnologias digitais, a transformação da agricultura tradicional em agricultura inteligente tem se acelerado.
A última década tem assistido à aceleração da difusão dos serviços digitais para benefício e conveniência da popularização. São cada vez mais comuns os novos modelos de atendimento online e remoto. Na província de Hainan, 18 hospitais municipais, 340 hospitais de vilas e 2.700 clínicas de aldeias implantaram equipamentos de telemedicina com base em 5G, reduzindo o tempo médio de visita do paciente em 3 a 5 horas e aumentando em 30% a eficiência do tratamento médico.
Na estância turística de Guling em Fuzhou, na província de Fujian, toda a zona turística possui cobertura 5G e foi implementada uma série de projetos de “turismo inteligente 5G”, que contribuiu para aumentar em 13% o fluxo de visitantes do empreendimento turístico. Fazendo uma retrospectiva sobre os últimos dez anos, as tecnologias digitais deram uma contribuição importante para a resolução do problema da alocação desigual de serviços sociais de alta qualidade entre regiões urbanas e rurais.
Também a eficiência dos serviços de governança digital por parte do Estado melhorou significativamente na última década. Governação digital é uma importante componente da China digital. A utilização generalizada de tecnologias digitais nos serviços de gestão governamental é uma medida eficaz para modernizar o sistema e as capacidades de governança, assim como uma opção inevitável no sentido de atender melhor à crescente demanda pública por serviços governamentais. De acordo com um relatório de pesquisa das Nações Unidas sobre governança eletrônica, o índice de serviços online de governança eletrônica da China ocupa o nono lugar a nível mundial.
Acelerando a construção da China digital, estimulando a economia digital, aumentando a eficácia da governança digital, melhorando o ambiente digital ao nível da sociedade, estabelecendo um padrão de cooperação digital e construindo uma sólida barreira de segurança digital, as tecnologias digitais certamente trarão grandes benefícios sociais. O desenvolvimento dessas tecnologias trará ao povo um maior sentido de ganho, felicidade e segurança.
Projeto especial Monitor Mercantil / Diário do Povo
Leia também:
Desenvolvimento da rede de transportes da China aumenta padrões de vida da população