Direita histérica

Brasil, Argentina, Venezuela e Bolívia têm juntos cerca de dois terços da economia da América Latina, além da quase totalidade da matriz energética da região. Mesmo assim – ou et por cause – os setores pró-Alca da imprensa tupiniquim persistem na tese de que o Mercosul está em processo de implosão. Plagiando o presidente Lula, seria como se os grandes clubes do Rio, enfim, resolvessem enfrentar a problemática dos cartolas da combalida Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e esta realizasse um campeonato excluindo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Para a imprensa colonizada, tirando a ausência dos grandes clubes, o campeonato seria um sucesso.

Nacionalismo de araque
Seria de bom tom que as tropas acantonadas nas redações da mídia tupiniquim prestes a invadir os países da América do Sul que abandonaram as fabulosas políticas neoliberais esclarecessem questão emblemática: os embaixadores que pretendem nomear para os governos de ocupação também tirariam o sapato na alfândega dos Estados Unidos? A pergunta é indispensável, porque não se ouviu qualquer protesto dos neopatriotas quando o chanceler Celso Lafer se submeteu a tal humilhação

Agora vai
Última forma: a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, será nesta sexta-feira, às 17h30m, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O evento já teve sua data alterada duas vezes.

Anatel no VoIP
A compra da Skype (líder em telefonia pela Internet) pela eBay gerou expectativas sobre os preços das ligações. Elas terminaram nesta quinta, e, para surpresa dos usuários, houve aumento de preços. Uma nova taxa de 3,9 centavos de euro será cobrada em todas as chamadas, o que significa um aumento médio de mais de 50%, alardeia a concorrente VoipBuster, que aproveitou para anunciar que os usuários podem ligar para novos países adicionais gratuitamente

Orelhão VoIP
Piraí, município da Região Sul Fluminense, lança o telefone público com tecnologia sem fio, o que irá permitir um custo mais baixo nas ligações para a população. É mais um passo do bem-sucedido programa Piraí Digital, que será o modelo adotado pelo Ministério das Comunicações para levar o Internet de alta velocidade e acesso universal a todo o país. Em Piraí, 100% da população têm acesso à Internet e as escolas, mesmo nas áreas rurais, possuem laboratórios de informática, comemora o ex-prefeito da cidade, atual vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão.

Rumo aos 100
A exposição retrospectiva dos 90 anos do Theatro São Pedro, na Barra Funda (SP), mostrará, em fotografias, documentos, textos e figurinos de montagens de óperas, a história de um dos dois (o outro é o Municipal) teatros edificados entre 1860 e 1917 que ainda sobrevive. Os demais 69 teatros da época foram desativados e, em sua imensa maioria, demolidos. A mostra poderá ser visitada gratuitamente a partir de 26 de janeiro, até 8 de julho, de quarta a domingo, entre 14h e 17h.

Virtual mas legal
“O meio eletrônico não é um mundo sem leis, porém, é um universo específico, que demanda uma atuação diferenciada das demais áreas, daí a necessidade da especialização técnica e jurídica.” A observação foi feita por Renato Opice Blum, coordenador do MBA em Direito Tecnológico da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) – o primeiro curso do gênero no país – a propósito da polêmica provocada pela proibição de o YouTube exibir o vídeo de Daniella Cicarelli e seu acompanhante.

Crime deletado
Para os que têm dúvidas sobre a autonomia do Judiciário brasileiro para aplicar a legislação, em seu próprio país, Blum afirma que, ano passado, foram registrados 5 mil crimes relativos à Internet: “Crimes de e-commerce, pirataria e danos morais representaram cerca de 70% do total de 5 mil processos registrados em 2006”, afirma o especialista.

Tradição
A Universidade Humboldt de Berlim fechou um intercâmbio com o carioca Anglo-Americano. A universidade, fundada em 1820 e de onde já saíram 29 ganhadores do Prêmio Nobel, recebe o reitor Paulo Alonso na próxima segunda-feira.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPerformance
Próximo artigoPró-desintegração

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

#Occupy Bovespa

Um mês depois de o MST ter-se lançado na Bolsa, MTST ocupa B3, para protestar contra Bolsonaro, especulação, fome e desemprego.

Copom elevou taxa de juros em 1% para 6,25% ao ano

Aguardamos agora a ata que será divulgada na próxima terça-feira para maiores informações sobre a trajetória da taxa Selic.

Alemanha escolhe sucessor de Merkel no próximo domingo

Eleições deverão ser as mais concorridas dos últimos anos; pesquisas indicam vitória do SPD, social-democrata.

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Fipe: não houve aumento mediano real como resultado de negociações nos últimos 12 meses; desde setembro, índice tem oscilado de -1,4% a zero.

Clima positivo no exterior deve beneficiar índice Bovespa

Mercado internacional opera no positivo motivado por noticiário sobre Evergrande.