As análises feitas pelos jornalões sobre o resultado do 2º turno das eleições municipais não deixam dúvidas: a direita está desesperada por um candidato que exiba “bons modos”, que coma de “garfo e faca”. O eleito pela mídia corporativa é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A suposta vitória de Tarcísio não encontra respaldo nas urnas. Seu candidato à reeleição na capital só conseguiu se eleger no 2º turno, apesar das máquinas municipal e estadual. Outros prefeitos foram reeleitos com folga no 1º turno com apoio dos governadores; no Rio de Janeiro, Eduardo Paes se reelegeu facilmente em 6 de outubro, mesmo contra o candidato do governador.
No interior de São Paulo, Tarcísio assistiu à vitória do PSD (tudo bem que, em 2 de janeiro de 2025, 99% dos prefeitos do partido de Kassab vão pedir a benção do governador, mas, formalmente, o Republicanos ficou para trás). Em Minas Gerais, Tarcísio se aventurou a apoiar o candidato bolsonarista do PL, derrotado nas urnas.
O candidato hoje preferido pela direita ainda se arriscou ao acusar, no dia da eleição e usando a máquina do governo, Boulos de ter apoio do PCC. Advogados especializados afirmam que cometeu crime eleitoral e de abuso do poder econômico. Fosse com Alexandre de Moraes à frente do TSE, Tarcísio pegaria inelegibilidade, e Nunes, o candidato reeleito, não tomaria posse. Parece que o governador paulista confia que o VAR eleitoral será tão benevolente quanto o futebolístico foi com Palmeiras e Flamengo neste final de semana.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, em entrevista a um jornal do Rio, afirmou que, com as bilionárias emendas parlamentares e o igualmente bilionário fundo partidário, os partidos do Centrão comandaram as eleições e manterão o controle, se nada mudar até 2026. Como disse essa coluna, “nesse mar, os fisiologistas nadam de braçada”.
Meta não vingou
Há 3 anos, em 28 de outubro de 2021, o Facebook virou Meta, elegendo o metaverso como o futuro da companhia. Considerando os gastos nos 2 anos anteriores, desde 2019 a divisão de Reality Labs, responsável pelo desenvolvimento do metaverso, acumulou perdas de cerca de US$ 47 bilhões.
Em 2023, a Meta mudou sua, digamos, meta. A tecnologia do momento passou a ser a inteligência artificial (IA).
Rápidas
O professor André Mendes Moreira participa de webinário sobre a reforma do processo tributário e seus impactos na Reforma Tributária nesta quarta-feira, 10h, em São Paulo. Inscrições aqui *** Nesta quarta, o Bangu Shopping, que fica no local da antiga Fábrica Bangu, celebra 17 anos com a inauguração da estátua “Miss Elegante Bangu” e exposição Fábrica Bangu – Pioneirismo na História da Moda *** A Preâmbulo Tech lançou na Fenalaw a Preâmbulo Legium, assistentes de Inteligência Artificial integrados aos sistemas de gestão, com a promessa de aumentar a eficiência e otimizar o tempo de advogados *** O Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo realizará o “CRCSP Apresenta: Referência Internacional sobre Preço de Transferência”, 31 de outubro, 15h. Inscrições aqui ***