Direita usa esquerda

Quem disse que presidente dos Estados Unidos não é de esquerda? Quatro dos seis últimos ocupantes da Casa Branca eram canhotos: Bill Clinton, George H.W. Bush, Ronald Reagan e Gerald Ford. Apenas Jimmy Carter e Bush filho são destros. E o próximo também vai ser canhoto: tanto Barack Obama quanto John McCain usam preponderantemente a mão esquerda. Mas, antes de 1974, a proporção era bem diferente. Os registros mostram que apenas James Garfield, Herbert Hoover e Harry Truman integravam o time. Apenas 10% da população norte-americana é de canhotos.

Cartão de visitas
Os assaltos a transportes turísticos e agentes de viagem com frota própria têm crescido muito nos últimos meses no Rio de Janeiro. “A cada semana registramos um caso. Um prejuízo sem precedentes à nossa atividade e, principalmente, um exemplo muito negativo para os nossos turistas, trazendo graves consequências à imagem do Rio de Janeiro”, lamenta o presidente da Associação de Transportes Turísticos, Mário Jorge Maia. O mais recente ataque dos bandidos foi na noite de quinta-feira, no Aeroporto Santos Dumont. A van foi roubada e o motorista só liberado três horas depois.

Liberdade de informação
O Supremo Tribunal Federal (STF) está prestes a julgar o Recurso Extraordinário 511961 que, se aprovado, elimina a obrigatoriedade do diploma em curso superior de Jornalismo para exercício da profissão. A Federação Nacional dos Jornalistas defende a rejeição do recurso, pois a mudança seria uma ameaça ao direito de informação “independente e plural”.
“Derrubar este requisito à prática profissional significará retrocesso a um tempo em que o acesso ao exercício do Jornalismo dependia de relações de apadrinhamentos e interesses outros que não o do real compromisso com a função social da mídia”, alerta a Fenaj.

Quinta à tarde
O Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (Cebres) realiza ciclo de palestras durante julho, sempre às tardes de quinta-feira, no Rio de Janeiro. A primeira, dia 17, será “Bancos Centrais e Outras Sociedades”, com o professor Armindo Abreu. Na semana seguinte, “Idéias sobre a Teoria Geral do Discurso Estruturado: Ciência e Religião”, com o coronel Jorge Emmanoel Ferreira Barbosa. Fechando o ciclo, dia 31, “A Província do Pré-Sal: A Última Fronteira”, que terá como conferencista o engenheiro João Victor Campos. Será na Av. Mal Câmara 233 – Bloco A, com entrada franca. Informações pelo telefone (21) 2510-3228 ou [email protected]

ONU
O curso “A ONU e as Questões Internacionais Contemporâneas” será realizado no Rio, a partir desta segunda-feira e até 25 de julho, pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio) e a Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. O curso de extensão universitária é aberto somente a estudantes de graduação e pós-graduação da Federal do Rio. A conferência de abertura será proferida pelo ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, às 15h. As palestras serão no Palácio Itamaraty (Av. Marechal Floriano, 196, Centro).

Elo perdido
Um time de aproximadamente 200 empresários, diretores e gerentes das principais empresas do mercado brasileiro estará reunido, na próxima terça, na capital paulista, para debater a possibilidade de unir o acelerado crescimento do país à sustentabilidade. O encontro se dará no “V Evento Coppead em São Paulo”, uma iniciativa de mestrandos do Coppead/UFRJ. Entre os participantes estará Gilson Schwartz, diretor da Cidade do Conhecimento e professor da ECA/USP, que abordará o tema “O Elo Perdido da Sustentabilidade na Política Industrial”.

Veia
A 489ª Reunião Científica da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ) está marcada para 25 e 27 de julho, no Hotel Cachoeira em Penedo, Itatiaia. Os interessados devem entrar em contato pelos telefones: (21) 2215-1919 e (21) 2240-4880 ou pelo e-mail [email protected]

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMenos é mais
Próximo artigoMais uma

Artigos Relacionados

Petrobras também foi ao mercado em Londres

Estatal criou subsidiária na década de 80 para atuar nas Bolsas.

Petroleiras ganham dinheiro no mercado, não com produção

Desde a década de 1980, companhias viraram empresas financeiras.

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Últimas Notícias

África tem potencial inexplorado de exportação de US$ 21,9 bilhões

Área de livre comércio da África pode proporcionar um crescimento econômico inclusivo considerável.

Prédio da Editora Três vai a leilão

Com quase 130 mil m², lance mínimo é de R$ 40 milhões.

Diálogo entre China e Reino Unido fortalece cooperação bilateral

O vice-primeiro ministro chinês Hu Chunhua realizou um diálogo via telefone nesta terça-feira, com o chanceler do tesouro britânico Rishi Sunak, sobre o avanço da cooperação prática bilateral.

TingHua cria experiência de degustação multissensorial de baijiu

A produtora de cachaças chinesas TingHua, localizada na cidade de Yibin na Província de Sichuan no sudoeste da China, lançou recentemente seu produto novo TingHua baijiu (um tipo de cachaça chinesa), que é caracterizada pela sua experiência única de degustação de cinco etapas.

Oportunidades vistas em maior recuperação produtiva após corte de RRR

O corte do coeficiente de reserva exigida (RRR, sigla em inglês) do Banco Central da China com início do 15 de dezembro deve oferecer um melhor apoio à economia e pode estimular oportunidades de investimento a partir de uma maior recuperação da lucratividade dos fabricantes listados, relatou a Xinhua Finance citando a China Merchants Fund Management Co., Ltd. na terça-feira.