Discurso do presidente Xi Jinping para celebrar Ano Novo de 2022

Na véspera do Ano Novo, o presidente Xi Jinping fez seu discurso para celebrar a chegada de 2022 transmitido pelo China Media Group e pela internet.

Na véspera do Ano Novo, o presidente Xi Jinping fez seu discurso para celebrar a chegada de 2022.

Xinhua - Silk Road
Xinhua – Silk Road

Beijing, 31 dez (Xinhua) — Na véspera do Ano Novo, o presidente Xi Jinping fez seu discurso para celebrar a chegada de 2022 transmitido pelo China Media Group e pela internet. Segue o texto completo do pronunciamento:

Meus cumprimentos a todos vocês. O ano de 2022 está se aproximando. De Beijing, eu estendo desejos de feliz Ano Novo a todos vocês!

O ano que acabou de passar teve significado excepcional. Vivemos eventos marcantes na história do nosso Partido e do nosso país. Na convergência histórica dos Dois Objetivos Centenários, iniciamos uma nova jornada de construção de um país socialista moderno em todos os aspectos e estamos dando passos confiantes rumo à grande revitalização da nação chinesa.

Desde o início até o final do ano, o povo chinês trabalhou duro nos campos, empresas, comunidades, escolas, hospitais, quartéis e institutos de pesquisa, entre outros lugares. Ao longo do ano, nos esforçamos, contribuímos com a nossa parte e recebemos muito em troca. Com o passar do tempo, vimos e experimentamos uma China resiliente e dinâmica, um país com seu povo amigável e respeitável, um país que se desenvolve rapidamente a cada dia que passa e que faz progressos contínuos em todos os seus empreendimentos.

Em 1º de julho, celebramos solenemente o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China (PCC). Olhando da Tribuna de Tian’anmen, só era possível maravilhar-se com a extraordinária jornada percorrida por este grande Partido, uma jornada de comunistas chineses liderando o povo chinês, em suas centenas de milhões, em uma luta inflexível contra todos os obstáculos e desafios e na obtenção de conquistas espetaculares que marcaram a época ao longo do último século. Para cumprir nossa grande missão, devemos permanecer sempre fiéis à nossa aspiração original. Somente através de um esforço vigoroso e determinado, podemos cumprir nossa responsabilidade com a história, provar-nos dignos de nossos tempos e corresponder às expectativas das pessoas.

A sexta sessão plenária do 19º Comitê Central do PCC adotou a terceira resolução do Partido sobre questões históricas. As conquistas de 100 anos do PCC fornecem uma fonte de motivação e sua experiência centenária, uma nascente de inspiração. Referi-me à conversa do presidente Mao com o Sr. Huang Yanpei em sua habitação de caverna em Yan’an, e a importância de realizar uma auto-revolução ousada para ganhar a iniciativa histórica. Realizar a grande revitalização da nação chinesa não será tarefa fácil como um passeio no parque; isso não vai acontecer da noite para o dia, nem através de pura fanfarra. Devemos sempre manter uma perspectiva de longo prazo, estar atentos aos potenciais riscos, manter o foco estratégico e a determinação e “alcançar o amplo e o grande ao mesmo tempo em que abordamos o delicado e o diminuto”.

Nosso país, grande como é, também tem sua lista de prioridades. A miríade de coisas que atendemos se resume a questões relativas a todas as famílias. Através de minhas viagens de campo para lugares diferentes, eu vi e ouvi muitas coisas que eu acho muito inspiradoras e gratificantes. Toda vez que visito as pessoas em suas casas, eu pergunto se elas têm mais alguma dificuldade, e eu me lembro de tudo que elas têm para compartilhar comigo.

Eu sempre me importo com as preocupações das pessoas e sempre me esforço pelas aspirações do povo. Tendo trabalhado no campo eu mesmo, eu sei exatamente como é a pobreza. Graças aos esforços sustentados do povo chinês de geração em geração, aqueles que já viveram na pobreza não precisam mais se preocupar com comida ou roupas, nem acesso à educação, moradia e seguro médico. A realização de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e a eliminação da pobreza extrema é o que o PCC entregou ao nosso povo, e também é uma contribuição para o mundo. Para garantir que todos levem uma vida melhor, nunca devemos nos acomodar com o que alcançamos e ainda há um longo caminho a percorrer.

Um Rio Amarelo bem aproveitado é uma aspiração milenar do povo chinês. Nos últimos anos, visitei todas as nove províncias ou regiões autônomas nos cursos superior, médio e inferior do Rio Amarelo. Do Rio Amarelo e do Rio Yangtzé, dois “rios-mãe” da nação chinesa, ao límpido Lago Qinghai e ao poderoso Rio Yarlung Zangbo; do Projeto de Desvio de Água Sul-Norte, conhecido como um projeto do século, à floresta de Saihanba, mostrada como um pedaço de verde no mapa; da caminhada para o norte e a volta dos elefantes na Província de Yunnan, à migração e retorno dos antílopes tibetanos – tudo isso nos lembra que “se não falharmos com a Natureza, a Natureza nunca falhará conosco”.

Este ano também registrou muitas vozes, momentos e histórias chinesas memoráveis: votos juvenis de “comprometer-se ao Partido para tornar meu país forte”; expressão afetuosa de “amor puro e verdadeiro reservado para a pátria”; o rover Zhurong explorando Marte, o satélite Xihe perseguindo o Sol, e o módulo central Tianhe da estação espacial viajando entre as estrelas; atletas se superando para se destacarem no campo esportivo; toda a nação permanecendo unida em resposta sólida à COVID-19; pessoas nas áreas atingidas por desastres trabalhando juntas para reconstruírem suas casas; membros do Exército de Libertação Popular e da Polícia Armada dedicados a construírem um forte exército e protegerem nosso país. O trabalho árduo e a dedicação de inúmeros heróis desconhecidos se somaram ao grande impulso da marcha da China na nova era.

A prosperidade e a estabilidade de Hong Kong e Macau estão sempre no coração da pátria. Somente com unidade e esforços conjuntos podemos garantir a implementação sólida de “um país, dois sistemas” a longo prazo. A reunificação completa de nossa pátria é uma aspiração compartilhada por pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan. Espero sinceramente que todos os filhos e filhas da nação chinesa unam forças para criar um futuro melhor para nossa nação.

Em minhas ligações telefônicas e reuniões virtuais com líderes estrangeiros e chefes de organizações internacionais, ouvi muitas vezes elogios à luta da China contra a COVID-19 e à contribuição para a resposta global à pandemia. Até o momento, a China forneceu dois bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19 para mais de 120 países e organizações internacionais. Somente através da unidade, solidariedade e cooperação os países ao redor do mundo podem escrever um novo capítulo na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Em pouco mais de um mês, serão abertos os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Beijing. Um maior envolvimento do público nos esportes de inverno também contribui para o Movimento Olímpico. Não pouparemos esforços para apresentar excelentes Olimpíadas ao mundo. O mundo está voltando os olhos para a China, e a China está pronta.

O sino está prestes a tocar para o Ano Novo. Enquanto falamos, três astronautas chineses estão em serviço no espaço sideral; nossos compatriotas no exterior ainda estão trabalhando muito duro; as pessoas nas missões diplomáticas e empresas, bem como estudantes chineses fora do país estão bravamente a postos; e nossos numerosos caçadores de sonhos estão mantendo seu bom trabalho. Saúdo todos os seus grandes esforços e estendo a vocês os melhores desejos para o Ano Novo.

Vamos trabalhar juntos para um futuro compartilhado. Que nosso país desfrute da prosperidade e nosso povo viva em paz e harmonia! Fim

Xinhua Silk Road
Agência de notícias oficial do governo da República Popular da China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

China implementará tarifas da RCEP para mercadorias da Coréia

A partir de 1 de fevereiro, a China adotará a taxa tarifária prometida sob o acordo da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP), nas importações selecionadas da República da Coréia, conforme um comunicado divulgado pela Comissão de Tarifas Alfandegárias do Conselho de Estado, nesta quinta-feira.

Produto estrela da BGI Genomics é exibido na Pavilhão da China

Os modelos do Huo-Yan Air Laboratory da BGI Genomics, produto estrela de laboratório móvel de teste nucléico da gigante chinesa, foram exibidos na Pavilhão da China da Expo 2020 de Dubai durante 11 a 13 de janeiro.

China continua sendo destino favorito de investimento, informa WSJ

A China continua sendo um grande destino de investimento, pois suas startups de tecnologia atraíram uma quantidade recorde de financiamento de risco no ano passado, informou o Wall Street Journal nesta quinta-feira.

Últimas Notícias

Empresa brasileira de produtos médico-hospitalares cresce 20% em 2021

Faturamento foi de R$ 28 milhões.

Brasileiro buscou mais crédito para compra de veículo

Veículos pesados e motos se destacam

Varejo, petrolíferas e bancos puxam Ibovespa

Siderúrgicas e Vale ficam na contramão do mercado

Uso de cheque cai ladeira abaixo

Avanço tecnológico mudou hábito arraigado da clientela

Covid-19 fecha 478 agências bancárias em SP

500 bancários foram confirmados com covid-19.