Disputa pela usina de Estreito

Eletronorte e Furnas estão na disputa de 16,48% de participação no consórcio da usina de Estreito. A fatia pertence atualmente à BHP Billinton. A Rio Bravo foi escolhida para coordenar o processo de reestruturação societária do consórcio, e a previsão é de que no dia 4 de novembro receba dos players já habilitados na fase inicial, as propostas para a entrada no projeto.
Estão também na concorrência, o Fundo de Investimentos em Participação (FIP) Brasil Energia, constituído em janeiro deste ano pelos maiores fundos de pensão do país – Previ, Petros, Funcef, Real Grandeza, BB Investimentos e BNDESPar. O fundo é administrado pelo Banco Pactual e está disposto a investir um montante de R$ 740 milhões.
Além desse consório, Furnas também disputa a participação de 45% do Grupo Rede, na usina Luis Eduardo Magalhães (Lajeado), de 902,5 MW de potência instalada. O negócio pode ser a segunda parceria entre Furnas e a Energias do Brasil – holding ligada ao grupo português EDP que detém 27% no consórcio controlador de Lajeado. A parceria já existe no conjunto na hidrelétrica Peixe Angical.
O Consórcio Estreito Energia (Ceste) é composto atualmente pela BHP Billinton, Tractebel Energia e Companhia Vale do Rio Doce, com 30%, além da Alcoa Alumínio, com 19,08%; e Camargo Corrêa Energia, com 4,44%. Embora no acordo dos acionistas os atuais sócios tenham preferência para negociar a aquisição da participação acionária, nenhum deles manifestou interesse. Com a protelação ocorrida no início das obras, a construção da hidrelétrica entre os Tocantins e Maranhão está orçada em aproximadamente R$ 3 bilhões.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Terceira via tira a máscara

Diferença para atual governo está nos métodos, não nos fins.

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Últimas Notícias

Startup lança soluções para indústrias e pequenas e médias empresas

ReFact aposta em tecnologia própria inovadora para agilizar e unificar informações dos clientes no e-commerce.

Produção de cerveja retoma ao patamar de 2014: 14,1 bi de litros

Número de brasileiros que apreciaram uma cerveja em casa saltou para 68,6% em 2020, ante os 64,6% de 2019, de acordo com a Kantar.

Bem Brasil Alimentos acelera exportações de batatas pré-fritas

Indústria mineira realizou embarques para Bolívia, Uruguai e Estados Unidos e projeta quadruplicar o volume de vendas em 2021.

Vale cancela ações em tesouraria sem reduzir o valor do capital social

O Conselho de Administração da mineradora Vale aprovou o cancelamento de 152.016.372 ações ordinárias de emissão da companhia adquiridas em programas de recompra anteriores...