Disputas intestinas

148

Talvez uma das coisas mais reveladoras das mazelas de um sistema político – seja um partido ou um governo – é a briga intestina. Quando a disputa ocorre nas elites, mais interessantes e profundas ficam as denúncias, normalmente ocultas em acordos e interesses. A gravação que derrubou Romero Jucá, o breve, provavelmente foi feita pelo ex-senador e ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que estaria negociando acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República para escapar das garras do juiz Sérgio Moro.

Mas há em Brasília uma disputa mais profunda, distante dos holofotes, entre o projeto neoliberal, explicitado na figura do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o fisiologismo, que deseja sobreviver à Lava Jato e similares. O neoliberalismo radical, blindado pela mídia, ainda não ganha repúdio sistemático na ruas, embora seus efeitos – desemprego, recessão, queda na qualidade dos serviços públicos – motivem os protestos e a queda na popularidade dos governos. Se, por um lado, se afastar da desgastada imagem dos fisiologistas é interessante para os neoliberais, por outro, estes não sobrevivem no Congresso – onde precisam implantar sua agenda – sem os primeiros.

Nesta corda bamba sobrevive o Governo Temer, não se sabe por quanto tempo.

Revanche

Espaço Publicitáriocnseg

No topo da planilha do Google Play para o aplicativo TuneItUp Android está o Brasil, com número de downloads 57 vezes maior que dos EUA.Executivos da alemã Nero AG, que produz o app, lançado no início de maio, chegaram a achar que o Google Play tinha enlouquecido. Cerca de 86,7% das instalações do aplicativo foram feitas por brasileiros até aqui.

Façam seu jogo

A tentativa de legalizar os jogos de azar no Brasil sempre esteve presente, movida por interesses conhecido$. Mas a força com que foi retomada a campanha deve ser analisada sob a ótica de dois acontecimentos impactantes: a proibição de empresas financiarem campanhas políticas, o que acaba com as doações legais; e o medo da Operação Lava Jato, que dificulta a irrigação de candidaturas via caixa 2.

Rumo oposto

Até 2018, o volume de negócios entre Brasil e Hungria deve dobrar, alcançando 1 bilhão de euros, estima o vice-chanceler da Hungria no Brasil, László Szabó. “Nos últimos cinco anos, o governo húngaro fez exatamente o contrário do que o governo brasileiro está fazendo agora com a economia, pois já tínhamos a experiência de ter contornado a crise de 2009. Com uma série de medidas de estímulo, como a redução de impostos para empresas e indústrias, flexibilização das leis trabalhistas e melhora nas condições de investimento no país, ano passado a Hungria bateu todos os recordes, reduzindo o desemprego de 12% para 6% e sendo apontada pela Forbes como um dos melhores destinos para investimentos”, ensinou Szabó.

É possível

No próximo dia 1º, será inaugurado o túnel ferroviário mais longo do mundo, que unirá Suíça e os países vizinhos. A obra durou 17 anos e foi concluída dentro do cronograma e orçamento previstos.

Rumo ao porto

A empresa de navegação Hamburg Süd em que diz que já houve redução de 35% nas emissões de CO2 em relação a 2009. A meta da companhia é alcançar 45% até 2020

Conquistas ameaçadas

A comunidade acadêmica da Faculdade de Comunicação Social da Uerj elaborou nota em que manifesta “profunda indignação com o desrespeito, nos níveis federal e estadual, à educação pública, à pesquisa científica e às conquistas obtidas a duras penas nas últimas décadas em frentes como a política de fomento à cultura e a constituição de um sistema de comunicação pública no país.”

Professores, alunos e funcionários protestam contra o fim do Ministério da Cultura (que acabou cancelado pelo governo interino) e à fusão “entre os Ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como ao projeto de esvaziamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)”.

Para nós, educação pública de qualidade e políticas sistemáticas e consistentes de fomento à cultura, à ciência e à tecnologia, com respeito à comunidade acadêmica e à diversidade e à pluralidade, são cruciais para avançarmos em direção à democracia e garantirmos conquistas que foram fruto da luta de gerações de brasileiras e brasileiros ao longo das últimas décadas”, afirma a nota.

Rápidas

A Obra do Berço fará um bazar beneficente de roupas e acessórios doados à creche, de grifes como Armani, Banana Republic e Le Lis Blanc. Toda a receita das vendas e 20% do que for comercializado em quiosques de restaurantes e bares serão destinados à obra social da Igreja de São José (Lagoa) e Comunidade do Olhar Misericordioso, do Padre Alexandre Paciolli.. A Obra do Berço fica na Rua Cícero Goes Monteiro, 19 – Lagoa, esquina com Av. Epitácio Pessoa (RJ). O ingresso é um quilo de alimento não perecível *** Promovido pelo Instituto Aço Brasil, o 27º Congresso Brasileiro do Aço será realizado em 8 e 9 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui