É disso que o povo gosta

Em meio a fake news e agressões, o debate que importa para o Brasil começa a aparecer nas eleições. Fernando Haddad, do...

Em meio a fake news e agressões, o debate que importa para o Brasil começa a aparecer nas eleições. Fernando Haddad, do PT, defendeu a iniciativa do Estado para tirar o país do atoleiro. Ele diz não às privatizações e pretende gerar empregos com retomada da construção civil e de obras de infraestrutura. Descartou um banqueiro no Ministério da Fazenda, onde quer alguém do setor produtivo.

Jair Bolsonaro, do PSL, pela primeira vez esboçou uma plataforma de ação na economia e na área social. Em nítido movimento de recuo, criticou a privatização da geração de energia elétrica e propôs manter a parte essencial da Petrobras, algo etéreo. Foi o suficiente para ser pressionado pelo mercado financeiro, que vinha especulando feliz em torno do nome do homem forte de Bolsonaro, o economista e banqueiro Paulo Guedes.

A movimentação de Bolsonaro, ainda que parcial e não muito convincente, mostra a dificuldade em seguir com a linha neoliberal xiita que vinha marcando sua campanha até aqui. Ao sair da zona de conforto de defender o uso da violência e os valores da família – discurso conflitante, diga-se de passagem – foi levado a adotar pautas identificadas com o PT, como o “super Bolsa Família”.

O fato é que, ao sair dos temas secundários e ir para os que afligem a população, como saúde, educação e, principalmente, emprego, a campanha ganha outras cores e outro rumo. Afinal, difícil haver maior violência do que um pai ou uma mãe de família sem emprego e sem ter como tratar um filho doente.

JC Cardoso, de Beijing

Horizonte perdido

Em Gansou, é muito forte a presença tibetana (etnicamente, religiosamente, culturalmente e no idioma), apesar de ainda a quilômetros do Tibete. É bem comum placas de ruas e letreiros de lojas bilíngues. No hotel em que almoçamos, uma das garçonetes falava mandarim e tibetano. Com a ajuda da tradutora, procuramos conhecer algumas palavras. Perguntei o que era xangrilá. A tradutora riu e disse que todos os ocidentais perguntam isso. E que quer dizer utopia.

 

Choque

Em Dunhuang, por várias vezes, tomei choque ao pedir o elevador no hotel onde estávamos hospedados. Idem para pegar os talheres na estufa do restaurante. Depois fui saber que não só eu, todos tinham passado por iguais situações. É que a baixa umidade (10%) – já que a cidade é um oásis no meio do Deserto de Gobi – faz ter mais corrente elétrica circulando no ar (assim disseram). E que, ao lado do elevador, havia uma recomendação (em chinês) para o hóspede pôr a mão na parede e “aterrar-se” antes de apertar o botão dos andares.

 

Pega

Conhecem o termo “pudim de cachaça”? Na China tem. Uma espécie de arroz-doce feito a partir de um fermentado alcoólico do próprio arroz. Pega, viu?

 

Rápidas

A Nova Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) x A Nova Regulamentação Europeia de Proteção de Dados (GDPR) – Uma Análise Comparativa” é o tema da palestra que Fernando Santiago, sócio-fundador do Chenut Oliveira Santiago Advogados, fará na Câmara de Comércio França-Brasil, no Rio de Janeiro, dia 23 próximo. Informações: www.ccfb.com.br/sr/eventos/evento/d/a-nova-lei-brasileira-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd-vs-a-nova-regulamentacao-europeia-de-protecao-de-dados-gdpr-uma-analise-comparativa/ *** Em comemoração ao Mês das Crianças, o Shopping Jardim Guadalupe apresenta, no domingo, a partir das 16h, a peça A Menina e o Urso *** O Center Shopping Rio celebra o Outubro Rosa com ações como a exposição Amigas do Peito e um aulão de Zumba Rosa, aos sábados *** A 24ª edição da Semana Científica da FMP/Fase começará nesta terça-feira, às 18h, em Petrópolis, com o debate “Não somos iguais: por uma ciência com mais consciência”, reunindo a filósofa Ellen Aparecida de Araújo Rosa (UFRJ) e o doutor em saúde coletiva Guilherme Silva de Almeida (Uerj) *** Anna Christina de Andrade é a nova responsável pela Gerência Geral de Vendas e Marketing da Rede de Hotéis Othon. Jorge Chaves é o novo Gerente Geral de Operações na unidade do Rio de Janeiro *** De segunda a sábado, sempre a partir das 14h, o Caxias Shopping, em parceria com o Instituto Avon, fará ação de conscientização sobre o câncer de mama *** O escritório Di Blasi, Parente & Associados estruturou uma nova área de atuação, a de Relações Governamentais (Relgov), sob o comando da consultora Raquel Araujo.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Benext lança primeiro serviço de voice commerce no Brasil

Desenvolvida pela startup para Colgate-Palmolive, a loja é integrada com a Amazon e o cliente faz toda a compra por comando de voz.

‘Imortal: Arte, Alma e Futuro’ nesta 5ª feira

Autora do monumento em homenagem a Ayrton Senna expõe 45 peças inéditas no Centro Cultural Correios RJ.

Exposição ‘Enredados’ no Centro Cultural Correios RJ

São seis esculturas e seis pinturas, com 2 metros de altura, abstratas e com metal naval.

Protestos contra a venda da Reman

O Sindicato dos Petroleiros do Amazonas (Sindipetro-AM), filiado à Federação Única dos Petroleiros (FUP), entrou com ação na Justiça contra a venda da Refinaria...

Vale e empresa chinesa buscam descarbonização para a siderurgia

A Vale assinou um Memorando de Entendimento ("Memorandum of Understanding”, ou “MoU”, em inglês) com a chinesa Jiangsu Shagang Group Co., Ltd em que...