Diversidade e inclusão nos mercados financeiro e de capitais

Rede Anbima aposta no conhecimento e na troca de experiências entre empresas

O mercado financeiro recebeu nesta quinta-feira a notícia de que a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) inaugura em agosto a Rede Anbima, plataforma para fomentar a diversidade e inclusão nos mercados financeiros e de capitais por meio de iniciativas que eduquem, instrumentalizem e estimulem as instituições a trabalharem o tema.

A Anbima representa 295 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento.

O Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022 feito pela consultoria global GPTW (Great Place to Work), divulgado em junho, mostrou que com a pandemia a diversidade e inclusão passou para o segundo plano nas empresas, depois de saúde mental. A pesquisa foi realizada com 2.654 pessoas, das áreas de recursos humanos e tendo cargos de liderança. O relatório aponta que embora a maioria tenha respondido que diversidade e inclusão são pautas estratégicas pouco mais de 12% afirmam que a empresa tem maturidade no tema.

Para Gilberto Costa, coordenador do Grupo de Trabalho de Diversidade e Inclusão da Anbima, “a Rede Anbima é resposta a uma demanda do próprio mercado, que vem dando mais importância ao tema e viu na associação a oportunidade de um trabalho conjunto com potencial de acelerar a transformação do setor”,

Uma das metas da Rede é conectar as quase 300 instituições associadas à Anbima, promovendo debates e a troca de experiências relacionadas aos temas sociais. “Esse não é um tema novo e muitas empresas já mudaram paradigmas, testaram iniciativas, avançaram muito e podem compartilhar suas experiências com quem ainda não teve essa oportunidade,” explica Costa. “Os grandes conglomerados, por exemplo, estão mais adiantados nessa pauta e têm muito a compartilhar com os bancos de atacado, plataformas de investimento e gestoras de recursos.”

Estruturação

A rede foi estruturada com base na pesquisa Diversidade e Inclusão nos Mercados Financeiros e de Capitais, realizada pela Anbima em 2021 para entender o que seus associados pensam sobre o tema, como atuam e como o mercado tem evoluído em práticas de diversidade e inclusão. O levantamento mostrou que 52% dessas empresas têm políticas para tratar do assunto, mas nem todas elas têm uma atuação estruturada e regular: apenas 24% definiram metas e 35% têm indicadores e dashboards para acompanhar os avanços, dois fatores essenciais para obtenção de bons resultados.

A experiência do mercado tem sido de começar a trabalhar com diversidade e inclusão de forma mais espontânea e só depois esse esforço é formalizado em políticas e trabalhado de forma mais estruturada,” comenta Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Educação e Certificação da Anbima. “A Rede tem o desafio de oferecer insumos para que as instituições possam avançar em suas estratégias e estruturá-las de forma a obter melhores resultados”.

 Para isso, a agenda de atividades é desenhada com foco na institucionalização do tema nas empresas, no aumento da representatividade e no estímulo à adoção da cultura inclusiva. A proposta é que na ponta final aconteça a inclusão de mulheres, da população negra, das pessoas com deficiência, da comunidade LGBTQIA+ e das multigerações no mercado.

É um grande desafio, mas a pesquisa mostrou que as instituições consideram temas como diversidade e inclusão importantes e esperam avançar na pauta nos próximos anos”, explica Billi. De acordo com levantamento da Anbima, apenas 16% das empresas associadas consideram ter uma atuação estruturada e regular. As demais disseram ter compromisso firmado, atuação pontual ou estão pelo menos interessadas em começar a trilhar suas jornadas de diversidade e inclusão. Nenhuma delas disse não ter interesse no assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

PADTEC HOLDING S.A. – FATO RELEVANTE – 8 de abril de 2022

Padtec anuncia contratação de Formador de Mercado.

PADTEC HOLDING S.A. – FATO RELEVANTE – 6 de agosto de 2021

Padtec informa agenda de divulgação de resultados do 1S21.

PADTEC HOLDING S.A. – FATO RELEVANTE – 1º de julho de 2021

Padtec informa contratação de novo auditor independente.

Últimas Notícias

Vale testa caminhões de 72 toneladas 100% elétricos

Veículos serão usados nas operações da mineradora em Minas Gerais e da Indonésia

Xangai quer estimular mais o consumo

Será a primeira emissão de cupons eletrônicos para estimular o consumo

Pequenos incidentes cibernéticos podem iniciar grandes problemas

Alerta é do coordenador do Grupo Consultivo de Cibersegurança da Anbima

Rio Grande do Sul publica edital de concessão do Cais Mauá

Prevê revitalizar um dos principais patrimônios da cidade por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP)

Rio pode ter fomento de áreas produtoras de petróleo

Norma estabelece que o governo do estado desenvolva políticas de apoio e parceria.