Divã

85

Projeto de lei (PL 2323/03), de autoria do deputado Pastor Reinaldo (PTB-RS), denominado Programa de Auxílio Demissional (Pade), propõe apoio psicológico e técnico a todos os funcionários demitidos sem justa causa. O projeto obriga as empresas públicas ou privadas com mais de 30 funcionários a prestarem assistência ao demitido por 90 dias, a partir da data da demissão. O Pade seria em parte “apoiado financeiramente” pelo governo, para não criar um encargo adicional, que, segundo o deputado, acabaria sendo fomentador do desemprego.

Rolando
Reunidos no XXI Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, sindicatos e conselhos regionais da categoria na região divulgaram nota em que “constatam que, sob as mudanças decorrentes da globalização e da energia da tecnologia como principal suporte do desenvolvimento, o Nordeste precisa iniciar o mais rápido possível um processo de revisão de seu paradigma de desenvolvimento”; “O novo enfoque do planejamento regional determina uma orientação baseada na capacitação da região como território competitivo através do desenvolvimento do empreendedorismo, da competitividade sistêmica, do protagonismo local e da inovação calcada no aproveitamento da tradição e cultura das comunidades locais”; “ganha relevância a busca de uma governança integradora intra-regional que viabilize a solidariedade entre as várias economias dos estados e sub-regiões do Nordeste e que seja capaz de reivindicar um tratamento diferenciado na política econômica do governo da União, protegendo da especulação financeira as comunidades locais, priorizando o associativismo e a governança do território”.
Parece que os economistas nordestinos quiseram dizer alguma coisa, só não souberam como.

São Francisco
Um deputado federal afirmava, em almoço com um jornalista em Brasília, que tinha saudades do governo FH, quando ainda se fazia um pouco de política com os parlamentares. Segundo o parlamentar, no governo Lula nem esse pouco de política se faz – é só na base do “toma lá, dá cá” para garantir os projetos de interesse do governo. Mas vale a ressalva: o deputado pode estar apenas se queixando por ter ficado de fora do “grupo”.

Brilhante
O Instituto de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) comemora o resultado da 25ª edição da Riojóia, realizada de 27 a 30 de junho, no MAM paralelamente à Fashion Rio e Jóia Brasil. A feira do setor joalheiro, restrita a comerciantes e expositores do ramo, registrou um volume de negócios acima das expectativas dos organizadores, que previam um volume de vendas de R$ 2, 5 milhões. Foram negociados R$ 3 milhões durante o evento, que também recebeu um número de visitantes além do esperado, uma média de 350 por dia.

Espaço Publicitáriocnseg

ONG no ar
O consumidor que se sentir prejudicado ou enfrentar problemas em relação ao transporte aéreo poderá contar com a orientação da Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (Andep). A entidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que colocará à disposição do usuário associado uma equipe de advogados especializada em Direito do Consumidor. Outro serviço oferecido é o site (www.andep.com.br) no qual o passageiro encontrará informações úteis.

Ameaça natural
A Unesp pesquisou a qualidade da água ingerida pelas populações rurais paulistas e o resultado surpreendeu: mais de 96% da água estavam impróprias para consumo humano. Informa a Agência Notisa que 100% consideraram a água de suas propriedades de boa qualidade – 53% a consideraram melhor do que a água da cidade.

Devolução
Como esta coluna antecipou no dia 18 passado, as ações da Yukos estão no centro da polêmica sobre sonegação de impostos pela maior companhia de petróleo russa. Ontem, o principal acionista, o bilionário Mikhail Khodorkovsky, disse que estaria disposto a renunciar a uma parte, ou mesmo à totalidade, de sua participação na empresa para salvá-la da iminente falência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui