Documentário traz visão da advocacia sobre constituinte de 1988 

336

Estreia neste sábado, às 22h, o documentário 88 – Fonte do amanhã, de Alexandre Pena, produzido com apoio institucional da OABRJ e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O filme, que revisita o processo constituinte de 1988 no Brasil pela visão da advocacia, será exibido no canal PrimeBoxBrazil (656 da Net) e no YouTube da Seccional.

Idealizado durante o exercício profissional de Alexandre Pena – que é videomaker da OABRJ há oito anos – a ideia do documentário surgiu, segundo ele, da convivência com os advogados, quando ele pôde perceber a importância que a Constituição Federal tem para a democracia.

“Muitos dos advogados que participaram da Assembleia Nacional Constituinte circulam pela OABRJ até hoje, como Bernardo Cabral, Nelson Jobim, Miro Teixeira, Aldo Arantes… Eles são a história. E observá-los falando sobre como a Carta é avançada, humanizada, me remeteu àquela memória que eu tinha de adolescente, do dia 5 de outubro de 1988, quando vi pela TV sua promulgação. Eu tinha 13, 14 anos, não entendia direito o que estava acontecendo, mas sabia que era algo de muito grande”.

Para realizar o projeto, que durou ao todo três anos, Pena contou com o apoio da Ordem e do IAB, que foi, segundo ele, essencial para a pesquisa, além de uma equipe composta pela produtora Tania Maia, pelo fotógrafo Maney Burt e pelo editor Marcílio Gonçalves, que ajudou o diretor a transformar as 20 horas de gravação em um longa metragem.

Espaço Publicitáriocnseg

Gravaram depoimentos para o documentário os presidentes da OABRJ, Luciano Bandeira; do Conselho Federal, Felipe Santa Cruz; e do IAB, Rita Cortez, trazendo uma visão atual da aplicação da Carta Magna. Mas o filme conta também com falas de grandes nomes da advocacia que vivenciaram todo o processo.

“Um dado interessante que trazemos é que a maioria dos constituintes era de advogados. E isso teve um impacto sobre a Constituição”, frisa Pena, destacando entrevistas como as de Carlos Roberto Siqueira Castro, que era assessor da presidência da Constituinte, e com Fabio Feldmann – “ele trouxe lá de trás muito do que discutimos hoje sobre a questão ambiental”.

“Os advogados foram muito generosos, no geral, ao nos receberem para falarmos sobre este tema. O que começava como uma possível conversa de 20 minutos transformava-se facilmente em um papo de uma hora, e isso com pessoas que sabemos que são ocupadas. Mas é que todas se empolgam mesmo ao falar sobre o tema, é um momento muito bonito do País”.

Para quem não puder assistir à estreia do filme, ele ficará disponível no canal da OABRJ no YouTube, na íntegra, para acesso público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui