O carnaval midiático em relação à gripe A é típico caso de descolamento entre tempo de cobertura e interesse público. Até 15 de agosto, o Ministério da Saúde registrou 368 óbitos no Brasil provocados pela nova gripe. Esse número é inferior aos 455 casos fatais provocados pela dengue em todo o ano passado e às 35 mil mortes por acidentes de trânsito, em média, por ano.
Gripe sem grife
O ministério ressalva, porém, que não se deve comparar doenças “com mecanismos de transmissão completamente diferentes”. De qualquer forma, é gritante a diferença entre o total de vítimas fatais da gripe A e os 70 mil óbitos por gripe comum somada a causas associadas, como pneumonia e bronquite, registrados anualmente, em média, pelo Ministério da Saúde.
Mapa da mina
O presidente do STF, Gilmar Mendes, tira dúvidas dos empresários sobre como agilizar os julgamentos no tribunal, na palestra “As causas tributárias de maior repercussão: o tempo de julgamento, as mudanças de entendimento, a repercussão geral e as súmulas vinculantes”, promoção da Firjan. O debate abordará um dos grandes problemas enfrentados pelos cidadãos e empresas, que é o tempo de espera pelo julgamento final de uma causa na Justiça, em especial, de causas que discutem matérias tributárias. Será dia 31 próximo, às 9h30, na Av. Graça Aranha, 1/ 2º, no Centro do Rio. Mais informações em www.firjan.org.br
Keynes
Entre 9 e 11 de setembro, a Associação Keynesiana Brasileira (AKB) realiza, em Porto Alegre, seu II Encontro Internacional. Na abertura, haverá sessão especial sobre “A crise financeira e os rumos do keynesianismo”, com Jan Kregel, Fernando Cardim de Carvalho e Luiz Carlos Bresser-Pereira. Participarão também do encontro os economistas Marc Lavoie, Mário Possas e Gary Dimsky. O site da programação é www.ppge.ufrgs.br/akb
Medo da agulha
Enfermeiras norte-americanas pouco se vacinam contra a gripe sazonal (influenza A costumeira, não a suína), que ocorre normalmente, e com gravidade, todos os anos, nos Estados Unidos, revela artigo que será publicado no American Journal of Infection Control. Quatro em cada dez enfermeiras ouvidas havia se negado a usar a vacina “por medo de reações adversas”. “Preocupações sobre reações adversas e eficácia da vacina continuam a ser barreiras”, diz a pesquisa, segundo relato da Agência Notisa.
Leão dos pobres
“A gestão Lina Vieira optou pela desconcentração de poder, pela democracia e pela participação institucional, com respeito ao cidadão, eliminando o velho hábito de aumentar a carga tributária dos assalariados e pequenos contribuintes.” É o que diz em nota o Sindicato dos Auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Sindical) do Rio de Janeiro, que mantém a defesa da ex-secretária. “Uma administração tributária pautada pela cidadania, impessoalidade, moralidade, legalidade, publicidade, eficiência, capacidade contributiva e igualdade feriu importantes interesses políticos e econômicos”, acusa a entidade.
Aviso prévio
Desde 12 de janeiro, a contribuição previdenciária também incide sobre o valor recebido pelo empregado a título de aviso prévio indenizado. A mudança foi determinada pelo Decreto 6.727/2009, que excluiu o aviso prévio do rol das parcelas que não estão sujeitas ao cálculo previdenciário. A lembrança é da IOB, que atua no mercado brasileiro de informações empresariais nas áreas jurídica e contábil.
Tarifa
O pedágio na Ponte Rio-Niterói subiu este mês para exatos R$ 4. E os arredondamentos nos anos anteriores, sempre para mais, quando serão descontados?
Boquinha estável?
Existe alguma lei garantindo que funcionários de confiança de governos derrotados nas urnas devem manter seus cargos nas próximas administrações?