Dogmas tóxicos

Dogmas tóxicos
Nos anos 70, de elevadas dívidas externas no Terceiro Mundo, uma comparação tornou-se citação quase obrigatória entre economistas: inflação aleija; câmbio mata! Era uma advertência contra monetaristas mais empedernidos que minimizavam os riscos trazidos ao balanço de pagamentos por políticas dogmáticas de combate à inflação ameaçavam corroer as reservas internacionais. Na crise atual, o alerta mais importante é: austeridade fiscal em tempo de recessão joga governo no chão. Estão aí as quedas geométricas de popularidade do presidente Lula que não nos deixam mentir.

Isonomia
Em decisão da sua Segunda Turma, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que professor com grau de bacharelado deve ganhar o mesmo do que aquele com título de mestrado, se ambos exercem a mesma função e têm igual produtividade. A decisão foi em resposta a pedido de agravo de instrumento da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Feob) contra decisão nesse sentido do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP).

Contradição
Ao analisar a “enorme contradição” entre o discurso no exterior e a prática dos últimos presidentes da República, o cientista político Theotônio dos Santos, integrante do Conselho Editorial do MM, acrescentou que “o governador Serra vai pelo mesmo caminho”. De acordo com Santos, enquanto prega o corte da taxa de juros e o aumento do investimento público em nível federal, o Estado de São Paulo, governado por Serra, é um dos campeões nacionais em acidentes em obras públicas.

Vale o escrito
Santos disse, ainda, que o governo deveria ser mais rígido ao exigir a suspensão, mesmo que temporariamente, das demissões em massa nas empresas que recebem recursos públicos: “Em vez disso, o governo insiste nos chamados acordos de cavalheiros, quando a outra parte é formada por gângsters. Se bem que eles costumam cumprir seus acordos”, ressalvou o cientista político.

Cartão no interior
A ABNote inaugura em maio fábrica em Sorocaba (SP). A nova unidade da empresa vai empregar 870 pessoas e tem capacidade produtiva de 5 milhões/mês de cartões plásticos, 40 milhões/mês de cartões telefônicos e 1,5 mil toneladas de papel por mês. As outras fábricas da ABNote operam no Rio de Janeiro (RJ), em Erechim (RS), em Pinhais (PR), em Barueri e em São Bernardo do Campo (SP). A companhia também tem instalações em Buenos Aires, Argentina.

Descarrilhado
O acelerado processo de degradação dos serviços do Metrô do Rio – uma das marcas da privatização perpetrada pelo governo Marcello Alencar – está deixando as relações entre usuários e funcionários cada vez mais tensas. A sensação de falta de respeito começa já nas longas filas para comprar a passagem, situação agravada pelo fato de a companhia não abrir todas bilheterias disponíveis e limitado o tempo para usar o bilhete. Terça-feira à tarde, por exemplo, usuários, após esperarem longamente na fila, berravam contra os serviços da concessionária e discutiam com funcionários.

“Default” a bordo
Um dos mais conhecidos nomes do show business nacional e figura recorrente nesses cruzeiros que oferecem atrações que variam de espetáculos musicais a concursos de contadores de piadas protagonizou um episódio insólito em alto mar. Depois de requisitar e usufruir dos serviços de uma garota de programa, ele recusou-se a pagar à moça, que resolveu, então, fazer um swap: apropriou-se da prótese que seu cliente usa para compensar um defeito físico, a qual só devolveu ao dono depois de receber o pagamento. O show, porém, acabou sendo adiado.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDerrapagem
Próximo artigoAluno padrão

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Reforma da Previdência desestimulou contribuição

Por Isabela Brisola.

Guedes fica mesmo avaliado com nota baixa

Apesar de abrir a possibilidade de aumentar a crise econômica e do desrespeito ao teto de gastos ou outras regras fiscais para bancar medidas...

Ex-ministro de Temer substituirá Funchal

O ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago assumirá o comando da Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento da pasta. A nomeação foi confirmada nesta sexta-feira...

Receita Federal abre consulta a lote residual de Imposto de Renda

A Receita Federal abriu nesta última sexta-feira consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) relativo ao mês...

Vendas do Tesouro Direto superam resgates em R$ 1,238 bi em setembro

As vendas de títulos do Tesouro Direto superaram os resgates em R$ 1,238 bilhão em setembro deste ano. De acordo com os dados do...