Dois em cada dez brasileiros fizeram apostas online em 2023

97
1xbet

Em 2023, cerca de 22 milhões de brasileiros (14% da população) declararam ter feito pelo menos uma aposta online. Duas em cada dez pessoas (22%) que utilizaram aplicativos de apostas, as chamadas “bets”, consideram a prática um investimento financeiro. Os dados estão na sétima edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Datafolha.

O percentual de apostas já é maior do que as aplicações na maioria dos produtos financeiros, como os fundos de investimento (4% da população), as moedas digitais (4%) e as ações (2%), revela a pesquisa.

As principais motivações para o uso das bets, segundo as pessoas entrevistadas, são as chances de ganhar dinheiro rápido em um momento de necessidade (40%) e a possibilidade de um grande retorno (39%). Também são considerados aspectos de entretenimento, como a diversão (26%) ou mesmo a emoção de apostar (25%).

Como ‘investimento’

Espaço Publicitáriocnseg

Entre os 22% de apostadores que consideram as bets um investimento financeiro (percentual que representa cerca de cinco milhões de pessoas), a maioria é do sexo masculino e pertence à classe D/E (25%). Essa é também uma percepção maior entre os boomers (pessoas de 63 anos ou mais em 2023), com 38%, seguidos da geração X (43 a 62 anos), com 27%, geração Z (16 a 27 anos), com 24%, e, por último, os Millennials (28 a 42 anos), com 17%.

“Ao rodar o Brasil com a pesquisa ‘Como você investe o seu dindim?’ já havíamos detectado o grande e crescente interesse das pessoas pelos aplicativos de apostas. Muita gente mencionou as bets como uma alternativa aos investimentos, por isso, resolvemos incluir perguntas sobre o tema no Raio X do Investidor Brasileiro. E a pesquisa revelou que há uma parcela relevante da população confundindo jogos de azar com produtos financeiros”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima.

“A regulamentação e a tributação desse tipo de jogo são importantes, mas iniciativas assim também precisam ser acompanhadas de muitas informações, ações de educação e conscientização das pessoas, algo que já estamos preparando na Anbima e com instituições parceiras”, conclui.

Sobre o Raio X do Investidor Brasileiro A sétima edição da pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Aanbima em parceria com o Datafolha, entrevistou 5.814 pessoas das classes AB, C e DE, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do Brasil, entre 6 e 24 de novembro de 2023. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui