‘Domingo, é dia de futebol…’

Os campeonatos paulista e carioca de futebol têm finais neste domingo. Se no Rio de Janeiro a disputa se dá entre os tradicionais Vasco e Botafogo, em São Paulo o adversário do Santos é o novato Audax. Na história do time, empresários conhecidos do comércio e das finanças. O atual Osasco Audax é o sucessor do Pão de Açúcar Esporte Clube, criado em 1985 pelo empresário Abílio Diniz como um projeto social de práticas esportivas para crianças e que entrou nas competições de futebol em 2003, mesmo ano em que o supermercado paulista comprou a rede carioca Sendas. O empresário Arthur Sendas, um entusiasta do futebol, histórico vascaíno, também fazia belo trabalho social em São João de Meriti, Baixada Fluminense. Dessa união sairia o Sendas Futebol Clube, que se tornaria Audax.

Com a venda do Pão de Açúcar para os franceses do Casino, o futebol perdeu a vez. Entra em cena o banqueiro paulista Mário Teixeira, por muitos anos um dos principais nomes do Bradesco. Teixeira adquiriu no final de 2013 os clubes do Rio e São Paulo. Se no campeonato carioca o time disputa a segunda divisão, no paulista houve um sucesso inesperado. Com empenho, alguma inovação e um futebol que valoriza a técnica, o Audax chegou à final, sendo comparado – guardadas as devidas proporções – ao campeão inglês, o surpreendente Leicester. Só que, enquanto este planeja os reforços para os campeonatos que virão pela frente, o time de São Paulo vê seus jogadores serem levados por grandes clubes e pode até emprestar o time inteiro para disputar a série B ou a C do Brasileiro.

STF político

Em artigo publicado no site Conjur, o advogado Gamil Föppel entende que o afastamento de Eduardo Cunha por decisão liminar é perigosa. “O afastamento liminar do presidente da Câmara, em substituição a uma prisão preventiva incabível (pedido juridicamente impossível), revela-se descabido e perigoso. Quando a sociedade clama, e o juiz acata, entra-se em uma cinzenta e perigosa área, em que os poderes se misturam e a legitimidade de todo o sistema se perde.”

Föppel lembra que a decisão de afastamento pode agradar à opinião popular. Mas, em um Estado Democrático de Direito, os fins não servem como justificativa dos meios empregados. Os instrumentos jurídicos, para o bem da democracia, não podem ser utilizados para suprir deficiências políticas.

Falta esclarecer

Há quem ache que a iniciativa de Teori Zavascki de afastar Eduardo Cunha antes que fosse julgada ação proposta pela Rede foi uma forma de impedir um contragolpe, uma possível anulação do processo de impeachment na Câmara. Já petistas acham que é parte do golpe, limpando terreno para Michel Temer após Cunha ter feito o trabalho “sujo”. Nos dois casos, haveria uma atuação política do Supremo, o que seria inadmissível.

Greve no mar

Em assembleia realizada nesta semana, os marítimos da Transpetro decretaram estado de greve. Os cerca de 2,2 mil profissionais que tripulam os 52 navios da empresa querem a manutenção de seus postos de trabalho. A greve começará às 8h do dia 14, de forma a não conflitar com a paralisação nacional programada pelas centrais sindicais para o dia 10 de maio. No que toca especificamente a questões salariais, os marítimos devem receber reposição de 9,3%.

China e Brasil

O governo chinês, através de seus estados, pretende realizar investimentos superiores a US$ 20 bilhões no Brasil nos segmentos de energia e mineração, disse He Lianghui, diretor-geral do Departamento de Comércio da Província de Yunnan, em palestra para empresários brasileiros, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Lianghui chefiou delegação que chegou ao Rio de Janeiro para conhecer, de perto, a potencialidade do mercado e o interesse do empresariado. A comitiva foi saudada pelo consultor de Comunicação Licio Araujo, representando o vice-pesidente do Conselho Superior da ACRio, Marco Polo Moreira Leite.

Rápidas

Robson Braga, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), participa nesta segunda-feira de reunião do Núcleo de Altos Temas do Secovi-SP (NAT) *** Nesta terça-feira, o Rio de Janeiro recebe a final do concurso que vai selecionar um projeto de comunicação voltado à ampliação do conhecimento sobre os benefícios da energia nuclear. O concurso, organizado pelas empresas francesas EDF e Areva, reúne alunos de Engenheira Nuclear da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) *** O Ipea divulga na terça a 60ª edição do Boletim Mercado de Trabalho (BMT), celebrando 20 anos da publicação. A edição traz um panorama do mercado de trabalho brasileiro em 2015 e os principais resultados de um estudo sobre os possíveis efeitos da nova legislação sobre as condições de trabalho das empregadas domésticas *** São Paulo sedia o 1º Seminário Internacional de Direito, Tecnologia e Meio Ambiente, entre as próximas segunda e quarta-feira. O primeiro dia será na Assembleia Legislativa, das 19h às 22h30.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

Mortes dos essenciais

Aumentam em mais de 50% óbitos de caixas, frentistas e educadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Eleição no Peru está indefinida. Empate técnico entre 5 candidatos

Primeiro turno será no domingo. segundo turno está previsto para o dia 6 de junho.

Equador: Não haverá contagem rápida no domingo de eleições

Arauz, candidato do ex-presidente Rafael Correa lidera as pesquisas com 37% das intenções de voto contra 30% do candidato do Aliança Creo, o banqueiro Guillermo Lasso.

Indicador econômico global mantém trajetória de recuperação

Segundo FGV, fato reflete avanço das campanhas de vacinação contra a Covid.

Brasil movimentou R$ 2 tri em transações com cartões em 2020

Transações digitais foram impulsionadas por modernização do mercado e pandemia.

IPCA de março variou abaixo da expectativa do mercado

Nossa projeção para o ano que vem permanece de 6,5%, podendo ser antecipada para este ano.