Doria: ‘Brasil vive a sua pior imagem internacional de toda história’

Durante a SuperAgro 2021, ao falar sobre a “crise de reputação” que o Brasil vive na área do meio ambiente (que acaba afetando o setor agro), João Doria diz que reconhece o “esforço louvável” da ministra Tereza Cristina, mas ressalta que “é muito difícil um esforço isolado dentro de um governo desconectado”.

O tucano ressalta que “não quer ficar fazendo críticas ao governo Bolsonaro, mas apenas identificar a sua total incapacidade de articulação internacional”.

“O Brasil hoje vive a sua pior imagem internacional de toda a sua história… Nunca se viu uma imagem tão ruim do Brasil como nesse momento no mercado internacional e não direcionadamente ao agro, é ao país. Um país negacionista, um país que hoje é o vice-líder em números absolutos de mortes pela Covid-19 e que lidera o trágico ranking da maior média de mortes diárias em todo mundo”.

Além disso, o governador fala que se sente constrangido ao assistir e participar de reportagens no exterior, já que os veículos sempre destacam negativamente o “péssimo papel que o Brasil vem tendo na pandemia por termos um o presidente da República negacionista”.

Para ele, “notoriamente negacionista que comprometeu a ciência, a saúde e lamentavelmente a vida”.

Já o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, disse hoje que a situação pandêmica está longe do fim.

“O entendimento que temos aqui na agência, e não é um entendimento dos mais felizes, é que essa situação que atravessamos está longe do seu fim. Não há entre nós a convicção de que a fase pior tenha passado. Nós temos tido uma série de sinalizações de possibilidades ainda mais desafiadoras estão por vir no curto e no médio prazo”.

Ao participar, nesta quinta-feira (8), de audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 no Senado e questionado sobre a possibilidade de vacinas serem produzidas em plantas de produção para uso veterinário, Torres ressaltou que a Anvisa não vê nenhum sentido em manter os olhos apenas nos próximos minutos, nos próximos dias.

“Temos, sim, que olhar para um futuro até mesmo mais distante. Já tomamos providências há algum tempo em relação a isso aqui na Anvisa, inclusive com a criação de um grupo de análise estratégica desse quadro, com visão prospectiva, focando nos próximos anos inclusive”.

Em sua avaliação, toda uma estrutura mundial vai ter que se reorganizar. Nascerá um novo mundo dessa pandemia.

“E em setores da economia que, por uma ação fundamentalmente focada no capitalismo, tinham uma justificação, como a terceirização de áreas essenciais de produção em troca de mão de obra mais barata e questão fiscal mais atraente, hoje se dá por comprovado que quem fez essa escolha encontra-se em uma posição de refém diante da oferta de insumos essenciais que vêm do exterior – no caso concreto, basicamente de dois países”.

 

Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Justiça proíbe importação privada de vacinas contra Covid-19

Faltam oxigênio e kit intubação nos hospitais privados

Artigos Relacionados

Brasil voltará a discutir política ambiental com ministro suspeito?

No momento em que o governo retrocede ao aceitar a convocação do presidente dos EUA para que o Brasil volte a discutir questões climáticas,...

1 em 3 trabalhadores recorre a aplicativos para conseguir renda

Durante a pandemia, número aumentou em 11,4 milhões.

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.