Dos generais a Lula, a África segue um sonho

Potencial de relação entre Brasil e africanos é sabotado pela submissão externa.

Fatos e Comentários / 19:51 - 10 de nov de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Em meio à disputa entre Estados Unidos e China, o Brasil pode mirar a África. “Há grande potencial econômico vindo dos cerca de 58 países e regiões autônomas africanas”, afirma estudo da equipe de economistas da Análise Econômica Consultoria. O estudo aponta que o aumento das importações africanas, tanto em números absolutos quanto em números relativos, associado ao problema industrial nos países do continente, presente também na economia brasileira, representa grande potencial de crescimento para a indústria do Brasil.

Esses fatores já apareceram por diversas vezes nas relações do Brasil com os africanos. Na ditadura, as exportações brasileiras para os países do continente se multiplicaram 21,7 vezes entre 1972 e 1981. A Interbrás, trading subsidiária da Petrobras, estabeleceu associação com 21 companhias instaladas no Brasil e na Nigéria para comercializar cerca de cem produtos industrializados brasileiros sob a marca exclusiva Tama. As iniciativas foram abortadas com a crise econômica no Brasil e as pressões de Estados neocolonialistas que têm interesse em manter o domínio sobre o continente.

No Governo Lula, nova aproximação foi feita, com ênfase nos serviços. Grandes empreiteiras brasileiras conquistaram direito de fazer obras de infraestrutura no continente. Dessa vez, a pressão interna foi suficiente para minar os esforços. A Lava Jato colocou tudo no balaio da acusação de corrupção.

As proximidades cultural e geográfica deveriam favorecer o Brasil. Mas falta apoio interno. Com dinheiro e visão estratégica, a China ocupa os espaços no continente.

 

Maricas

Parece não restarem dúvidas que a Anvisa agiu de forma rasteira ao paralisar os testes com a Coronavac. Permite-se com isso suspeitar que a deficiência no Ministério da Saúde em receber números atualizados das mortes pela Covid-19 de alguns estados, Rio e São Paulo entre eles, esconde igualmente interesse político. Qual seria o impacto na eleição deste domingo se forem divulgados, na sexta, por exemplo, os números acumulados?

Se o efeito era visível, por que então Bolsonaro decidiu expor o truque? Pode-se supor uma série de razões, entre elas burrice, descontrole ou precipitação. Mas o palpite da coluna é tentativa de desviar atenção da derrota do modelo Trump e da denúncia contra o filho Flávio, que traz no bojo um depoimento explosivo que comprova o envolvimento do ex-deputado Jair Bolsonaro na utilização de funcionários fantasmas.

O motivo não excluiria os demais citados acima.

 

73 anos

A revista Conjuntura Econômica, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), completa 73 anos este mês e vai ganhar um canal exclusivo, que será lançado nesta quarta-feira: o Blog da Conjuntura Econômica.

No lançamento, publicará uma matéria que reúne os principais momentos das entrevistas que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-ministro Antonio Defim Netto deram com exclusividade à revista.

 

Tamanho

Será que a Joice Hasselmann vai conseguir chegar à frente do Levy Fidelix na eleição para Prefeitura de São Paulo?

 

Rápidas

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) faz webinário com o candidato à prefeitura da capital Fred Luz, nesta quarta, às 17h *** Os sócios Werner Roger e Frederico Mesnik e a analista Grabriela Carvalho, da Trígono Capital, conversam com André Guilaumon, CEO, e Gustavo Lopez, diretor de RI da BrasilAgro nesta quarta, 19h *** A Ágora Abrasco retoma sua atividade nesta quarta, 16h, debatendo as questões relativas à deficiência e acessibilidade no cenário da pandemia de Covid-19. Na TV Abrasco *** Em novembro, o Instituto Ciência e Fé (ICF), da PUC do Paraná, realiza a 8ª edição do Café Filosófico, com debate ético-filosófico-político em nosso cotidiano. As palestras ocorrerão nos dias 11 e 19, às 19h30. A historiadora Lilia Moritz Schwarcz e o antropólogo Kabengele Munanga estão entre os próximos palestrantes. Inscrições aqui *** O Capitalismo Consciente Brasil (CCBrasil), em parceria com a Ocean Governança Integrada, realiza nesta quarta, 9h30, o encontro virtual “Capitalismo Consciente RJ: desafios para a retomada”. O evento marcará o lançamento do Chapter RJ. Inscrições aqui.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor