Um desempregado argentino de 26 anos de idade suicidou-se ontem com um tiro de escopeta na boca, diante de jornalistas. Câmeras de TV registraram a cena. Matías Bello, divorciado e pai de uma filha, havia convocado a imprensa do município de Tandil (400 km ao sul de Buenos Aires), com o argumento de que ia protestar contra a situação econômica no gabinete do prefeito, Julio Zanatelli. Bello conseguiu entrar no gabinete de Zanatelli, repreendeu-o pela falta de trabalho, discutiu com ele aos gritos e, em seguida, sentou-se em sua cadeira, onde tirou a escopeta do bolso e apertou o gatilho. Na Argentina, calcula-se que o desemprego chegue a 20%, no quarto ano de recessão no país.
Quiromancia
Matemáticos no futebol costuma ter a mesma serventia de economistas na sua área: a de fazerem previsões para os mercados futuros que sofrerão ajustes após ou muito perto do seu vencimento. Em 25 de setembro, com o Campeonato Brasileiro atingindo sua 13ª rodada – quase 50% da primeira fase – um matemático acolhido por um “jornalão” animou-se a jogar os búzios do caboclo Pitágoras e bancar, faltando ainda serem disputados 42 dos 81 pontos totais, os oito times que se classificariam para a segunda base, bem como os quatro mais cotados para o rebaixamento à segunda divisão.
Segundo o matemático, o Palmeiras (com 90% de chances) era favas contadas para a fase seguinte; seguido por São Caetano (85%), Atlético-MG (80%), Fluminense (70%), São Paulo (64%), Ponta Preta (54%), Paraná (46%) e Grêmio (42%). Encerrada a primeira fase, os torcedores palmeirenses devem ter batido às portas do Procon acompanhados dos adeptos do Paraná. Restará o testemunho de solidariedade dos seis times (São Caetano, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio, Ponte Preta e São Paulo) apontados corretamente pelo matemático.
O ceticismo maior a ser enfrentado virá, porém, dos aficionados do Bahia (ao qual eram atribuídos chances de apenas 41%) e Atlético-PR (38%). Ambos, contrariando os números, estão classificados para a próxima fase, sendo que o time paranaense ficou em segundo lugar.
Quiromancia II
As previsões sobre os candidatos à segunda divisão tiveram maior margem de acerto: Sport, Botafogo-SP, Gama e Santa Cruz, nessa ordem, foram apontados pelo matemáticos como clubes com maior chance de serem rebaixados. Desses, apenas os torcedores do clube brasiliense podem ficar indignados com o matemático, enquanto os do América-MG – excluído do “grupo da morte” – podem considerar que as previsões foram condescendentes com seu time, que acabou na segundona.
PM solar
A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é a primeira instituição a receber cabines abastecidas por energia solar. O projeto é uma parceria entre a British Petroleum e a PM, tendo como objetivo demonstrar o potencial de geração da energia solar. “Além disso, temos o benefício da economia de energia e da garantia do suprimento no caso de cabines localizadas em locais isolados, que estão passíveis a quedas no fornecimento”, comentou o secretário estadual de Energia, Wagner Victer, não muito confiante na melhora dos serviços das distribuidoras de energia elétrica Light e Cerj após a privatização.
Victer acrescenta que os postos que já estão recebendo energia solar localizam-se na Praça do Arpoador e na Avenida Atlântica, esquina com a rua Figueiredo de Magalhães – como sempre, na Zona Sul da capital, vitrine do estado. Segundo o secretário, outras cabines receberão o sistema de energia solar (painéis fotovoltaicos) nos próximos meses. “O Rio de Janeiro é líder na utilização da energia solar na região Sudeste, com mais de 50 escolas localizadas em regiões remotas do estado sendo abastecidas dessa forma”, comemora o secretário.
Sennas
A Telemar deveria fiscalizar com mais atenção a circulação de seus automóveis pelas ruas do estado. É comum ver os fiats da empresa correndo bem acima da velocidade permitida, passando por cima de buracos e quebra-molas como se não existissem. Se não for pelo respeito às leis e aos cidadãos, pelo menos para preservar seu patrimônio.