30.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, janeiro 21, 2021

Duas rodas

Ao invés de gastos milionários com automóveis, uma prosaica bicicleta foi a arma que a cidade de Resende usou para combater a dengue em 1990. Noel de Carvalho, o prefeito à época, instituiu um concurso em que o estudante da rede municipal que trouxesse o maior peso em latas, pneus velhos e outros abrigos onde o mosquito transmissor da dengue coloca seus ovos ganharia uma bicicleta. Formou-se uma montanha de lixo que, depois de vendida a um ferro-velho, gerou dinheiro que daria para comprar uma dúzia de bicicletas – parte dos recursos foi doada a instituições de caridade. Como resultado, a cidade teve uma das menores taxas de incidência de dengue, bem inferior a municípios vizinhos. Noel, atual deputado estadual, é pré-candidato do PSB ao Governo do Rio.

Ocupado
Nenhum de dez operadoras telefônicas avaliadas por 95 diretores e gerentes de informática de empresas de médio e grande porte de Belo Horizonte recebeu aprovação acima de mediana. Considerados a qualidade dos serviços e produtos, a satisfação dos usuários, a imagem organizacional e o potencial de mercado das operadoras, as melhores avaliações ficaram com Telemar, Embratel e Intelig, mas nenhuma com performance acima da média. Segundo 37,9% dos entrevistados, a operadora que mais agrega valor ao negócio da empresa é – acredite – a Telemar.
De acordo com o levantamento, uma parceria da Sociedade de Usuários de Informática de Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu-MG) com o Núcleo de Marketing e Estratégia da UFMG, a Intelig leva vantagem em todos quesitos, menos preço.

Escolinha
Para avaliar as operadoras, a pesquisa usou uma escala de um a cinco, sendo 1, muito pior que o esperado; 2, pior que o esperado; 3, igual ao esperado; 4, melhor que o esperado e 5, muito melhor que o esperado. Pela pontuação dos clientes corporativos, as três mais bem colocadas foram assim avaliadas: Serviços: Telemar (3,10), Embratel (3,10) e Intelig (3,29); Preço: Telemar (3,56), Embratel (3,48) e Intelig (3,13); Transmissão de voz : Telemar (4,03), Embratel (3,82) e Intelig (4,29); Transmissão de Dados: Telemar (3,64), Embrateel (3,59) e Intelig (4,75); Presteza: Telemar (3,05), Embratel (2,98) e Intelig (3,59); Satisfação: Telemar (3,31), Embratel (3,34) e Intelig (3,88); Confiabilidade: Telemar (3,01), Embratel (2,75) e Intelig (2,90).
Foram avaliadas ainda Global One, Telemig, Telefônica, Impsat, Diveo e ATT, todas operadoras de transmissão de voz e dados. Resta o consolo às operadoras, para infelicidade dos usuários, que os critério da Anatel são bem mais, digamos, flexíveis.

Golpe no bolso
A pesquisa de preço de medicamentos similares (baseados em um mesmo princípio ativo, mesma forma de apresentação e mesma concentração) pode levar o consumidor a economizar bons trocados. O sítio www.medicart.com.br dá um exemplo: o princípio ativo diazepam – um tranqüilizante e ansiolítico (combate à ansiedade) pode ser encontrado com uma diferença de preço de quase 10 vezes entre o produto mais barato e o mais caro. O genérico (remédio idêntico ao de marca) mais em conta é duas vezes mais caro que o similar mais barato.

Similar
O sítio Medicart também faz um alerta: apesar de proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 15 de outubro de 2001, medicamentos similares continuam sendo comercializados identificados apenas pelo princípio ativo, confundindo-os com os genéricos. A Resolução 92, de 23 de outubro de 2000, determina que o medicamento similar só pode ser comercializado se identificado por nome comercial ou marca que o distinga de produtos de outros fabricantes. O Medicart pesquisou remédios baseados em cinco princípios ativos, para os quais há genérico, e comprovou que todos seguem vendidos sem cumprir a legislação.

Luz na Baixada
A Light  apresenta nos próximos dias, à população de Paracambi, o projeto da termelétrica que pretende construir no município. A usina, que empregará 1,5 mil trabalhadores durante a fase de construção, terá capacidade para gerar 500 megawatts e custará US$ 800 milhões. Será construída no bairro Bom Jardim e poderá abastecer até 3 milhões de usuários, o equivalente à população da Baixada Fluminense, informou o prefeito de Paracambi, André Ceciliano (PT).

Artigo anteriorMercado
Próximo artigoSuperpostos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.

EUA: expectativa por novos estímulos fiscais traz bom humor

Futuros dos índices de NY estão subindo, mesmo após terem atingidos novos recordes históricos no fechamento do pregão anterior.

Ajustando as expectativas

Bovespa andou na quarta-feira na contramão dos principais mercados da Europa e também dos EUA.

Sudeste produz 87,5% dos cafés do Brasil em 2020

Com mais de 55 milhões de sacas a região é a principal responsável pela maior safra brasileira da história.

Exportação de cachaça para mercado europeu cresceu em 2020

Investimentos será de R$ 3,4 milhões em promoção; no Brasil, já cerveja deve ficar entre 10 e 15% mais cara em 2021.