Dupla perda

Além de reduzir os custos dos bancos, a decisão do Banco Central de autorizar as instituições financeiras a diminuir à metade o número de folhas do talão de cheques pode causar um problema adicionar aos usuários, além do aumento de gastos com tarifas bancárias. O Programa Nacional de Proteção ao Consumidor (Pronacon) registra que têm crescido as queixas dos consumidores contra os cartões magnéticos, que devem se tornar uma das principais alternativas contra o menor uso dos cheques.
Nos seis primeiros meses deste ano, foram registradas 1.997 reclamações no Procon de São Paulo contra as falhas com cartão eletrônico, contra 1.763 queixas no segundo semestre de 1999.

É fogo!
Pequenos bares do Rio estão reclamando o novo critério adotado pela Souza Cruz. Quem não encomenda pacotes de cigarros em valor correspondente, no mínimo, à média das últimas semanas anteriores fica sem receber o produto. Muitos botecos estão vendendo apenas as marcas da concorrente, Phillip Morris, ou ficando de prateleira vazia.

Vôo próprio?
Os serviços de inteligência de Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela se reuniram, ontem, em Brasília. Foi a primeira reunião multilateral dos seis países, que, até então, restringiam suas agendas a encontros bilaterais. O motivo da reunião inédita foi a preocupação com as conseqüências militares da aplicação do Plano Colômbia, que oficializa a intervenção dos Estados Unidos na região. A reunião foi presidida pelo chefe do Gabinete da Segurança Institucional do Brasil, general Alberto Cardoso, e contou ainda com representantes dos Ministério da Justiça, da Defesa e das Relações Exteriores. Espera-se que tenha marcado a retomada da autonomia dos países, ao menos, em assuntos sobre os interesses da região.

Registro
Apenas para registrar, na hipótese de Conde ser reeleito, algumas das promessas que o atual prefeito do Rio de Janeiro vem fazendo na propaganda eleitoral:
– Linha de metrô ligando Inhaúma à Barra da Tijuca
– Vagas em tempo integral nas escolas para todas as crianças do município
– Aulas de informática em todas as escolas
– Marcação de consultas para os hospitais municipais em qualquer posto de saúde, sem fila
Em tempo: por onde passa o trem (VLT) que ligaria a Barra ao Centro, gastando metade do tempo que se leva para fazer o trajeto de carro, promessa das últimas eleições?

Tentativa
Em São Paulo, o tucano Alckmin lançou sua última cartada para tentar chegar ao segundo turno. Sua propaganda defendia que o eleitor votasse “no Geraldo” ou “na Marta” e deixasse a decisão entre os dois para o segundo turno.

Cachorro morto
De um observador crítico da mídia brasileira: “Se a imprensa investisse contra o Governo FH com a mesma fúria com que está investindo contra o Wanderley Luxemburgo…”

Outro caminho
Sem recorrer à recessão e ou a taxas de juros pornográficas, Chávez vem mantendo a taxa de inflação em torno de 1% ao mês, sem recorrer à rigidez monetária que caracteriza a política econômica da grande maioria dos governos do continente. Não por acaso, acaba de ser reeleito com ampla maioria dos votos, enquanto mandatários submissos à ortodoxia do FMI vêem sua popularidade cada vez mais cair ladeira abaixo.

Artigo anteriorA fábula tucana
Próximo artigoIndecentes
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.