É a inflação, estúpido

414
Preço de tomates na feira (foto de Rahel Patrasso, Xinhua)
Preço de tomates na feira (foto de Rahel Patrasso, Xinhua)

A inflação segue batendo recordes com a dupla Bolsonaro/Guedes. Analistas acreditam que o índice chegou no pico e deve começar a cair. Mas há muitos obstáculos pelo caminho, e eles não necessariamente têm ligação com a guerra na Ucrânia.

Em 2021, o IPCA de maio, junho e julho estava abaixo de 1% (0,83%, 0,53% e 0,96%, respectivamente). Não há certeza de que os índices de 2022 virão abaixo disso. O reajuste de 18,7% na gasolina, feito pela Petrobras em março, ainda não foi totalmente repassado ao consumidor; e vem por aí o aumento de 8,87% do diesel, em vigor a partir desta quarta. Se levar a alta das tarifas de ônibus, pior.

Em abril, o fim do sobrepreço das bandeiras tarifárias segurou as tarifas de eletricidade. Mas os aumentos autorizados pela Aneel, superiores a 15%, vão mudar esse quadro.

Marco A. Caruso, economista-chefe do Banco Original, alterou a projeção de IPCA para 2022 de 7,7% para 9%. Mas já há analistas do mercado financeiro prevendo taxa de 2 dígitos, novamente. Para 2023, o Original acredita que o IPCA caminha para 4,7%, absorvendo parte da inércia inflacionária de 2022, e aproximando-se da banda superior da meta inflacionária (4,75%).

Espaço Publicitáriocnseg

 

Alívio

Com a melhora no clima, preços de frutas, verduras e legumes deram uma aliviada nas últimas 2 semanas.

 

O de sempre

A equipe de economistas da Allianz Trade acredita que a reforma da previdência que o Governo Macron pretende levar adiante pode colocar a trajetória da dívida pública da França de volta nos trilhos. A empresa de seguros avalia que o Banco Central Europeu (BCE) elevará a taxa de juros básica, o que pode aumentar o custo do serviço da dívida da França em mais de € 30 bilhões em 10 anos (1,5% do PIB).

“Nesse contexto, a reforma previdenciária precisa ser rapidamente colocada de volta na mesa: espera-se que o aumento da idade de aposentadoria em dois anos venha a reduzir os gastos públicos com previdência em quase 2% do PIB por ano, o equivalente a cerca de € 40 bilhões”, analisa a Allianz.

Muda o país, mas a mentalidade dos economistas ligados ao mercado é a mesma: arrocha-se os aposentados para conseguir sobra de recursos para os detentores do papelório da dívida.

 

Rede

É surpreendente que o desconhecido (fora das redes) deputado André Janones alcance nas pesquisas os mesmos 3% que o (ex)governador do estado mais rico do Brasil.

 

Rápidas

O parecer produzido pela Comissão de Igualdade Racial do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que definiu os aspectos jurídicos da reparação da escravidão no Brasil, será tema de palestras e debates nesta sexta-feira, 13 de maio, dia em que, há 134 anos, foi assinada a Lei Áurea. O webinário será transmitido, a partir das 13h, pelo canal TVIAB no YouTube *** Nova casa de música da Lapa (RJ), dedicada à Bossa Nova, ao jazz e à MPB, o Dolores Club recebe nesta quinta-feira, às 21h, a cantora e atriz Taryn *** A MK Solutions, empresa responsável pela gestão de provedores que abrigam mais de 33% do total de conexões no país – participa da ExpoISP Brasil, que termina nesta sexta-feira, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui