É a saúde (além da economia), estúpido!

Os exemplos, interno e externos, já deixaram claro que não existe contradição entre salvar as pessoas e reanimar a economia. Ao contrário: são exigências complementares. Se não houver apoio a empresas e pessoas sem trabalho, a saúde não melhora; se não melhorar, a economia fica no buraco.

No Reino Unido, o avanço da vacinação já se reflete no ânimo de investir. Só que não basta. Para investimentos se concretizarem, é necessário impulso do Estado. Nos EUA, Biden aprovou o pacote de US$ 1,9 trilhão, quer representará apoio aos desempregados, aumento do consumo e, se o governo norte-americano cumprir o prometido, obras de infraestrutura, que puxarão a economia; se deixar tudo ser canalizado para Wall Street, os EUA patinarão.

Na China, o apoio ao mercado interno se dá conjuntamente a investimentos em produção e infraestrutura. As ações para eliminar a pobreza extrema atendem à questão social, mas também procuram criar renda que multiplique os empreendimentos.

No Brasil, uma visão com antolhos busca eliminar estímulos em nome da austeridade fiscal. Como se a queda na economia não resultasse em desemprego, menos impostos e realimentasse os problemas do orçamento. Se exemplo precisa, basta ver o que houve com a Previdência ano passado.

O momento é de pensar à frente, garantir a vacinação e apoiar empresas e trabalhadores. A dívida vai aumentar? Sorte que pagamos ela em reais. Como já cansaram de demonstrar os economistas com a Moderna Teoria Monetária, isto não é um problema. Pisar no freio quando o necessário é acelerar, sim, pode levar a um desastre.

 

Pizza em disputa

Liminar concedida pela justiça gaúcha deferiu a cinco unidades franqueadas da Pizza Hut Brasil o não pagamento de royalties e verba de marketing à PHSR Master Franquia Ltda., ligada à IMC – International Meal Company, por descumprimento contratual.

Conforme Sandro Wainstein, advogado especializado em direito empresarial e que defende a franquia, a Pizza Hut Brasil mantém um modelo de negócio ultrapassado e que vem gerando prejuízos. “Treinamento insuficiente, erros de estratégia e alinhamento nas ações de marketing e falta de suporte, entre outros aspectos, vêm prejudicando financeiramente a franquia’, explica Wainstein.

Cabe recurso à decisão da 16ª Vara Cível de Porto Alegre. O processo tem o número 5011177-76.2021.8.21.0001/RS.

 

Rápidas

A FGV Educação Executiva realiza nesta terça o webinário “A nova dinâmica do setor de óleo e gás”. A convidada especial será Heloisa Borges, diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Inscrições aqui *** O Festival Big Beat terá uma 2ª edição em formato híbrido, de 10 a 31 de março *** Até 31 de março, a Aasp oferece mais de 50 horas de eventos online voltados para mulheres. A programação completa está no site da Associação. A maioria dos eventos é gratuita e depende de inscrição *** Felipe Ozório é o novo chefe de canais contratado pelo Accountfy para liderar o plano de fortalecer os negócios no Brasil e continuar a expansão fora do país.

Leia mais:

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Surpresa com quadro atribuído a Caravaggio

Pregão foi suspenso enquanto especialistas definem autoria da obra.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Jornalista agora pode ser MEI

Senado tentou incluir corretor de imóveis, publicitários e produtores culturais no projeto.

STF determina reintegração de excluídos do Bolsa Família

Ministro Marco Aurélio avaliou que Governo Federal estava descumprindo determinação.

Preços dos medicamentos voltam a subir em março

Segundo levantamento, resultado reflete agravamento da pandemia, colapso das unidades de saúde e depreciação cambial.

Planos devem autorizar exame de Covid de forma imediata

Antes da determinação da ANS, os planos podiam demorar até três dias úteis para garantir o atendimento ao pedido.

Cresce demanda árabe por café verde e solúvel do Brasil

No primeiro trimestre deste ano, país exportou 37% mais café à região; além dos grãos verdes, crus, países têm demandado mais produto solúvel.