É a saúde (além da economia), estúpido!

563

Os exemplos, interno e externos, já deixaram claro que não existe contradição entre salvar as pessoas e reanimar a economia. Ao contrário: são exigências complementares. Se não houver apoio a empresas e pessoas sem trabalho, a saúde não melhora; se não melhorar, a economia fica no buraco.

No Reino Unido, o avanço da vacinação já se reflete no ânimo de investir. Só que não basta. Para investimentos se concretizarem, é necessário impulso do Estado. Nos EUA, Biden aprovou o pacote de US$ 1,9 trilhão, quer representará apoio aos desempregados, aumento do consumo e, se o governo norte-americano cumprir o prometido, obras de infraestrutura, que puxarão a economia; se deixar tudo ser canalizado para Wall Street, os EUA patinarão.

Na China, o apoio ao mercado interno se dá conjuntamente a investimentos em produção e infraestrutura. As ações para eliminar a pobreza extrema atendem à questão social, mas também procuram criar renda que multiplique os empreendimentos.

No Brasil, uma visão com antolhos busca eliminar estímulos em nome da austeridade fiscal. Como se a queda na economia não resultasse em desemprego, menos impostos e realimentasse os problemas do orçamento. Se exemplo precisa, basta ver o que houve com a Previdência ano passado.

Espaço Publicitáriocnseg

O momento é de pensar à frente, garantir a vacinação e apoiar empresas e trabalhadores. A dívida vai aumentar? Sorte que pagamos ela em reais. Como já cansaram de demonstrar os economistas com a Moderna Teoria Monetária, isto não é um problema. Pisar no freio quando o necessário é acelerar, sim, pode levar a um desastre.

 

Pizza em disputa

Liminar concedida pela justiça gaúcha deferiu a cinco unidades franqueadas da Pizza Hut Brasil o não pagamento de royalties e verba de marketing à PHSR Master Franquia Ltda., ligada à IMC – International Meal Company, por descumprimento contratual.

Conforme Sandro Wainstein, advogado especializado em direito empresarial e que defende a franquia, a Pizza Hut Brasil mantém um modelo de negócio ultrapassado e que vem gerando prejuízos. “Treinamento insuficiente, erros de estratégia e alinhamento nas ações de marketing e falta de suporte, entre outros aspectos, vêm prejudicando financeiramente a franquia’, explica Wainstein.

Cabe recurso à decisão da 16ª Vara Cível de Porto Alegre. O processo tem o número 5011177-76.2021.8.21.0001/RS.

 

Rápidas

A FGV Educação Executiva realiza nesta terça o webinário “A nova dinâmica do setor de óleo e gás”. A convidada especial será Heloisa Borges, diretora de Estudos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Inscrições aqui *** O Festival Big Beat terá uma 2ª edição em formato híbrido, de 10 a 31 de março *** Até 31 de março, a Aasp oferece mais de 50 horas de eventos online voltados para mulheres. A programação completa está no site da Associação. A maioria dos eventos é gratuita e depende de inscrição *** Felipe Ozório é o novo chefe de canais contratado pelo Accountfy para liderar o plano de fortalecer os negócios no Brasil e continuar a expansão fora do país.

Leia mais:

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui