E agora, Meirelles, a confiança dos estrangeiros caiu…

Esta coluna não costuma dar muita confiança para relatórios como o divulgado nesta quinta pela consultoria A.T. Kearney. Mas a edição 2017 da pesquisa mundial Foreign Direct Investment Confidence Index, que avalia o índice de confiança dos investidores em 25 países, merece um comentário. O estudo, que compilou os dados do ano passado, revela que o Brasil caiu do 12º lugar para o 16º. O fato contraria o discurso do Governo Temer, que garantia que a mudança de comando levaria o país para o olimpo dos investidores internacionais. É verdade que a queda foi maior de 2015, quando o Brasil aparecia em sexto, para 2016. Mas também não muitos países mais para passar o nosso.

Segundo a consultoria, os investidores continuam pessimistas com o cenário macroeconômico, mas esperam melhoras nos próximos anos. “O que observamos é que o investidor busca uma boa governança e estabilidade nas regras de mercado. Podemos melhorar a classificação do Brasil, agilizando nossas reformas e descomplicando a forma de fazer negócios no país”, avalia Mark Essle, sócio da A.T. Kearney Brasil. Está aí, de forma clara, a quem interessam as reformas que o governo, sem votos, tenta empurrar goela abaixo da população.

 

Orgânicos no Rio

O projeto SER – Saúde, Educação e Renda, que será desenvolvido na comunidade de Mottas, Teresópolis, no Rio de Janeiro, acaba de ser premiado pelo Citris – o Blum Center for Developing Economies, Center for Regional Change e o Institute for Social Sciences da Universidade da California, Berkeley.

O projeto foi concebido por Alfredo Laufer, diretor do Centro de Empreendedorismo Universitário, e tem a colaboração de diversas universidades brasileiras, da UC Davis, e entidades sociais brasileiras. Tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico na produção de alimentos orgânicos através da hidroponia e aquacultura.

A iniciativa promoverá a difusão de conhecimentos para alimentação saudável na comunidade de Mottas, que possui uma população de 3 mil pessoas. O projeto desenvolverá conhecimentos práticos através da criação de um Centro Vocacional e de Formação Profissional para as comunidades urbanas e rurais.

 

Conteúdo na justiça

O presidente da Abimaq, José Velloso, faz um alerta: caso a Agência Nacional do Petróleo (ANP) opte por ignorar os pleitos da indústria pela manutenção do conteúdo local na produção de petróleo, provavelmente enfrentará uma chuva de processos judiciais. “Esse assunto, sem sombra de dúvida, vai ser judicializado, e tomará mais tempo ainda”, destacou.

 

Democratização

O senador Paulo Rocha (PT-PA) propôs alteração na composição do Conselho de Comunicação Social do Congresso. Criado em 1991, o órgão auxilia o Congresso em temas voltados à comunicação pública e privada no Brasil. É composto por membros da sociedade civil, representantes das empresas de comunicação e das categorias de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo.

Segundo Paulo Rocha, não tem nenhum sentido qualquer representação do setor privado no chamado conselho social de comunicação. “Por isso a iniciativa de fazer um projeto que inclua a representação de setores públicos é fundamental para que democratize mais ainda a comunicação no Brasil”.

O PLS 111/2017 tramita na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Rápidas

A ex-juíza Maria Isabel Pereira da Costa participará em Brasília, neste sábado, de reunião da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), na condição de vice-presidente da área de Direito Previdenciário da instituição. Ela fará palestra sobre a reforma da Previdência *** O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) realiza em 3 de maio, em sua sede, o seminário “Ética e compliance para uma gestão eficaz”. O evento ocorrerá de 8h30 às 12h30 no auditório da entidade (Rua Dona Veridiana, 55 – Santa Cecília – São Paulo/SP) *** A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) informa que sua festa de 1º de Maio em São Paulo, em comemoração ao Dia do Trabalhador, mudou de endereço: será realizada no Sambódromo do Anhembi. A mudança de local – seria no Memorial da América Latina – acontece, segundo a entidade, devido à previsão de público maior do que o inicialmente estimado *** Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2017. O evento, que tem a coordenação nacional da UFSCar, recebe inscrições até 20 de maio pelo site www.obr.org.br *** A Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio) realiza, a partir de 3 de maio, o Programa de Capacitação em Franchising (PCF). A ser realizado na sede da ABF Rio, no Centro, o curso é dividido em 11 módulos de 8 horas/aula. Os interessados podem se informar pelo e-mail cursos@abfrj.com.br ou em http://bit.ly/PCFABFRio

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

MPEs veem oportunidades geradas pela crise

Principal mudança foi alocação de recursos para trabalhar e atender remoto, seguida por investimentos em tecnologia para vendas não presenciais.

Mudança de sinais

Terça começou tensa para os mercados de risco no mundo; hoje, a expectativa para o dia é de Bovespa seguindo em recuperação.

Quatro conselheiros da Petrobras decidem deixar o cargo

Eles são representantes da União no Conselho da empresa, petrolífera divulgou nota ontem à noite.

Biden quer estados priorizando vacinação de professores

Presidente americano pediu que educadores recebam pelo menos uma dose de vacina.

PEC fiscal e lockdown ficam no radar em dia de PIB

Em Nova Iorque, as pressões dos treasuries e a queda das companhias de tecnologia tiveram forte impacto nas Bolsas.