E-commerce: 52% preferem sites que oferecem cashback

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E-commerce venda online / comércio eletrônico (Foto: Pixabay/CC)
E-commerce (foto Pixabay/CC)

De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), 55% dos consumidores brasileiros preferem fazer compras em lojas que oferecem o cashback como benefício. Já a pesquisa “Panorama da fidelização”, realizada em 2022 pela plataforma TSI, aponta que o cashback, preferido por 52% dos consumidores brasileiros, supera outras vantagens como descontos (47%) e passagens aéreas (30%).

Segundo pesquisa realizada pela Ebit Nielsen, o cashback é o mecanismo de fidelidade mais valorizado por clientes brasileiros – quase o dobro (1,9 vezes mais) do que a oferta de pontos. Um dos fatores que leva o “dinheiro de volta” a ter mais capacidade de atração e retenção do que o desconto é o fato de ser voltado a uma parcela selecionada dos consumidores recorrentes, atingindo de forma efetiva aqueles que têm cadastro na plataforma. Isso permite direcionar a oferta de produtos de acordo com perfis de consumo e região, entre outras sub segmentações. Além disso, ao contrário do desconto, o cashback não altera a percepção de valor do produto, pois o preço cheio é mantido.

Já de acordo com pesquisa realizada pela Criteo, empresa de commerce media, com mais de 1.000 consumidores brasileiros, no primeiro trimestre de 2023, 84% relataram ter feito compras online “não planejadas” após verem anúncios desses produtos em plataformas de comércio eletrônico. A pesquisa também descobriu que 64% dos entrevistados relataram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras em sites de varejistas virtuais.

De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados foram motivados a fazer uma compra não planejada anteriormente devido a “uma promoção anunciada”, enquanto 28% atribuíram sua decisão de compra porque “o produto atendeu às características que eles pretendiam comprar”. Enquanto isso, 20% afirmam que a compra foi feita devido à qualidade do próprio anúncio online.

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