O varejo digital registrou mais de R$ 2,9 bilhões em tentativas de fraude no primeiro semestre de 2022, número que indica um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale. No Dia dos Pais, um novo levantamento da organização, apontou R$ 215 milhões em tentativas de fraude evitadas.
Os dados são da ClearSale e o período analisado foi de 1º a 14 de agosto: foram cerca de 180 mil tentativas de fraude em 2022, contra 269 mil no ano anterior, o levantamento considerou apenas pedidos pagos com cartão de crédito. Em relação ao número de pedidos, houve um aumento de 0,3% em comparação a 2021.
As categorias que geraram maior número de fraudes evitadas no Dia dos Pais foram: celular (4,6%), eletrônicos (3,8%), ar-condicionado (3,7%), ferramentas (3,7%) e acessórios (3,2%). Em 2021, a lista foi: eletrônicos (10,4%), acessórios (9,3%), celular (9,3%), bebidas (7%) e ar-condicionado (6,6%).
Os mercados financeiro e de telecomunicações também foram analisados. O Mapa da Fraude apontou 527 mil tentativas no primeiro semestre deste ano. No Dia dos Pais, as transações financeiras registraram 36 mil tentativas de fraude. O mercado de telecomunicações registrou 16 mil tentativas de fraudes e as vendas diretas apresentaram 4 mil.
Já levantamento da Rakuten Advertising apontou que se constatou uma alta no tíquete médio dentre os anunciantes que geraram mais vendas no período. Em 2022, esse grupo registrou um aumento geral de 8% nos valores médios gastos por cada consumidor em relação à média dos anos anteriores (de 2019 a 2021). Considerando as maiores variações de tíquete médio, as categorias de beleza e cuidados pessoais e eletrônicos foram as mais procuradas pelo consumidor, com altas de 24% e 30%, respectivamente.
Em relação ao volume de pedidos, a categoria dos eletrônicos foi o grande destaque, com uma alta expressiva de 73% em comparação com a média dos últimos dois anos. A vertical melhoria do lar e decoração também apresentou uma performance significativa no mesmo quesito, com crescimento de 51%. Já em relação aos cliques, o destaque foi na vertical saúde e bem-estar, com um aumento de quase 200% no período.
O levantamento também apontou o maior crescimento em cliques nos últimos três anos, com alta de 34% durante a quinzena anterior. Também foi registrado aumento nos cliques na Inglaterra (+22%) e nos EUA (+3,8%).
Leia também:
Dia dos Pais fez crescer buscas por artigos masculinos em julho