E-consumidor pretende gastar mais no Dia dos Namorados do que nas Mães

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Casal de namorados. Foto: divulgação
Casal de namorados. Foto: divulgação

A comemoração do Dia dos Namorados superou o Dia das Mães em intenção de investimento, é o que mostrou a pesquisa realizada pela Shopee Brasil. Segundo o grupo entrevistado, a intenção de preço médio por presente é de R$ 240 (contra R$ 210 do Dia das Mães) e 50% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 130.

Participaram da pesquisa mais de 2.300 pessoas entre 19 e 55 anos, de todos os estados brasileiros. Considerando os hábitos dos consumidores, a maior parte do grupo (62%) faz compras online há mais de um ano, 23% há menos de seis meses e 14% entre seis meses a um ano.

Quanto às celebrações, 69% dos participantes têm o hábito de comprar presentes on-line para datas especiais. O tempo parece ser um fator muito importante, pois muitos dos entrevistados (31%) costumam comprar seus presentes com uma semana de antecedência, outros 30% consideram três semanas e 28% preferem duas semanas antes da data real. Contra esse grupo, apenas 10,5% não têm problema em comprar um a três dias antes da comemoração.

Já para o Dia dos Namorados, a pesquisa mostrou que 61% das pessoas consideram o preço acessível o elemento mais importante na hora de escolher o presente e a maioria dos participantes (74%) ainda não sabe o que comprar para seus parceiros. Já para uma pequena parte dos entrevistados que já se decidiu, perfume, roupa, relógio e celular são os itens escolhidos para presentear. Joias e relógios, seguidos de acessórios de moda e calçados foram as opções de presentes que mais tiveram destaque pelo grupo entrevistado.

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Já segundo transações realizadas pela Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, o faturamento das vendas virtuais no Dia das Mães seguiu em alta, registrando aumento de 32%, em relação aos resultados apurados na celebração de 2020. A grande surpresa, entretanto, veio do aumento de 66% na receita movimentada pelas compras presenciais de 2021, no último domingo (9), contra os dados do ano passado. Afinal, embora haja urgência na recuperação das perdas causadas pela covid-19, o vírus ainda está por toda a parte e a crise sanitária segue em curso.

Considerando todas as transações realizadas via Rede, incluindo o comércio presencial e virtual, o último Dia das Mães registrou um acréscimo de 57% ao faturamento dos varejistas, se comparado a 2020. Além dos itens de vestuário, que geraram incremento de 200% nas vendas, outros setores que se destacaram pelo bom desempenho relacionado à homenagem materna deste ano foram beleza (+155%) e restaurantes (+130%), neste último, vale ressaltar que dados não incluem transações via aplicativos de delivery.

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