É hora de detonar as reformas

279

A crise deflagrada pelo coronavírus desmoralizou a defesa do Estado mínimo. Quem criticava, passou a ardorosamente defender a intervenção estatal para evitar uma quebradeira geral, com os governos assumindo pagamentos de salários e perdas nas bolsas. Os serviços de saúde públicos, esses paquidermes perdulários, são os que seguram a assistência à população.

No Brasil, o SUS mostra sua importância, apesar de todos os cortes de verbas. Hospital privado de Brasília transferiu o paciente no primeiro caso diagnosticado de coronavírus no país para o serviço público; em São Paulo, quatro mortes no estabelecimento privado levaram a prefeitura a questionar a operadora.

Na área financeira, os bancos estatais – Caixa e BB – foram convocados para dar suporte a instituições que passam por dificuldades. É Paulo Guedes fazendo tudo aquilo que ele e sua turma criticaram nos governos passados, especialmente nos petistas.

Esse quadro mostra a importância do Estado e os estragos que as políticas liberais xiitas causaram no país e causarão ainda mais se forem mantidas. Ao contrário do que defendem os executores dessas políticas e seus seguidores na mídia – a criticada Globo entre eles – não é hora de insistir nas reformas. Pelo contrário, é o momento de enterrar essas ideias, a começar pelo Teto dos Gastos não financeiros.

Espaço Publicitáriocnseg

Um país – mais ainda os emergentes – não podem abrir mão de um Estado presente. A crise demonstra isso. Não querer enxergar não significa que não é a realidade.

 

É hora de testes

Ao contrário do que insistem o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais, o teste em massa da população – como feito na Coreia do Sul – salva vidas e reduz os estragos econômicos provocados pela paralisação das atividades, com o confinamento das pessoas em suas casas.

Na pequena cidade de Vò, no norte da Itália, onde ocorreu a primeira morte por coronavírus no país, todos os 3.300 habitantes – incluindo pessoas assintomáticas – foram examinadas. O estudo científico, realizado pela Universidade de Pádua, com a ajuda da região de Veneto e da Cruz Vermelha, visou descobrir a dinâmica de transmissão e as categorias de risco.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o estudo demonstra como os cientistas podem neutralizar a propagação da Covid-19. Quando a pesquisa começou, em 6 de março, havia 90 infectados em Vò. Há dias, não há novos casos. Os pesquisadores explicaram que haviam testado os habitantes duas vezes e que o estudo levou à descoberta do papel decisivo na disseminação da epidemia de coronavírus em pessoas assintomáticas.

 

Coletiva

Algumas observações sobre a coletiva de Bolsonaro e cia.: o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil foi afetado no início de 2019, por causa da crise argentina. Na verdade, a economia da Argentina estava com graves problemas mais de um ano antes.

O ministro Mandetta admitiu que o Governo Federal não comprou ambulâncias em 2019.

 

Pneu furado

Há 19 dias, o monotrilho paulista está fora de operação. A construção da Linha 15-Prata do metrô ficou a cargo da canadense Bombardier. A promessa era um sistema mais econômico e de construção mais rápida que os trens subterrâneos, mas não conseguiu ser nem uma coisa, nem outra. A Linha 15-Prata é recordista em falhas no sistema metroviário. A cada quatro horas de operação, uma é atípica.

Imagina o escândalo na mídia tupiniquim se a responsável pelo fiasco fosse alguma estatal brasileira.

 

Marmitão

As medidas adotadas até agora no Brasil visam muito mais a classe média e média/alta. Os trabalhadores de mercados, postos, motoristas de aplicativos, camelôs e tantos outros que não cabem no sistema ‘home office’ continuam expostos.

 

Rápidas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) adiou a aplicação das provas do Exame de Suficiência 1/2020, previstas para ocorrerem em 19 de abril de 2020. Nova data será informada em consulplan.net ou cfc.org.br *** A Uerj adiou a temporada da peça A Corrida do Ouro, que aconteceria nos dias 19, 20, 21, 26, 27 e 28. As novas datas ainda não foram confirmadas *** Confirmada a segunda edição da Feira Virtual Senac RJ, plataforma online de oferta de empregos e estágios em empresas parceiras do projeto, de 23 a 27 de março. Pré-registo dos candidatos em rj.senac.br/feiravirtual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui