É urgente a revogação da PPI

Federação do Fisco taxa PEC de Bolsonaro de eleitoreira.

Para a Fenafisco, a PEC dos Combustíveis, proposta pelo Governo Federal, é uma ação meramente eleitoreira, sem objetivo real de solucionar o elevado preço dos combustíveis no país e que provoca expressiva redução na arrecadação do ICMS, imposto que responde por 90% das receitas próprias dos estados.

“Os debates e dados apresentados no último ano comprovam a ineficácia da Política de Paridade Internacional (PPI) da Petrobras, que tem contribuído para o aumento da inflação e onerado de forma desproporcional o bolso dos consumidores. É urgente a revogação da PPI, como também é urgente a tributação dos lucros e dividendos dos acionistas da Petrobras”, defende a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital.

 

Ambiente desafiador

A economista-chefe da consultoria Rosenberg Associados, Thaís Zara, projeta um PIB de 0,7% neste ano. Ela avalia que as eleições, aumento da taxa de juros, política fiscal menos expansionista e o fim do auxílio emergencial contribuem para este cenário de crescimento menor.

“Ainda vamos conviver com efeitos de segunda ordem por algum tempo. Temos falta de insumo, há uma disrupção grande na cadeia produtiva, temos a questão inflacionária, que leva à reação dos bancos centrais. É um ambiente mais desafiador”, diz. Para Thaís Zara, 2023 tem espaço para crescimento, mas isso depende da política econômica e agenda de reformas, principalmente tributária, que será adotada.

 

Saúde mais cara

O setor de saúde teme que seja mantida, na Reforma Tributária, a proposta de criação de imposto de circulação de bens e serviços, com alíquota de 12%, para substituir o PIS e o Cofins. O presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Adelvânio Francisco Morato, explica que investimentos têm sido adiados devido a essa incerteza. Isso porque estudos projetam que essa alíquota deve provocar um aumento de 67% na carga tributária da saúde. Entre os efeitos previstos estão o aumento de 22% nos preços dos planos de saúde, fechamento de unidades e maior concentração do setor.

 

Diversidade

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, presidida por Claudio Castro, lançará dia 8, às 19h30, o “Diálogos da Diversidade”. O projeto – uma série de lives mensais, via Instagram @embaixadoresdorio – é coordenado por Christovam Chevalier, vice-presidente da Diversidade, apresentado por Viviane Fernandes e produzido por Bayard Boiteux. O apoio é da Sérgio Castro Imóveis.

A abertura contará com a Dra. Márcia Rachid, mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias (UFRJ) e cofundadora do Grupo Pela VIDDA RJ. Há mais de 30 anos, é especialista em HIV e falará com mais clareza sobre a doença: definições, formas de contágios, prevenção e tratamentos.

 

Rápidas

O Itaú Unibanco está com 100 vagas abertas para gerente de relacionamento Uniclass em São Paulo e dará prioridade a pessoas pretas e pardas. Inscrições aqui *** A Americanas S/A está com inscrições abertas para o Programa Summer Job Internacional 2022, oportunidade para estudantes universitários brasileiros que cursam graduação no exterior. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Modelo de espaçonave de Star Wars

Oferta de outros itens de cinema, televisão e quadrinhos.

‘O trem atrasou meia hora’

‘Trago aqui um memorando da Central’... bons tempos.

Últimas Notícias

Quatro em 10 brasileiros pretendem pedir crédito nos próximos 90 dias

Intenção atingiu maior patamar desde junho de 2021; dívidas são o principal motivo.

Healthtechs e edtechs rivalizam com fintechs por investidores

Startups de saúde e de educação se aproximam das empresas de tecnologia financeira na disputa pelos aportes

Mercados dão continuidade a movimento negativo visto desde ontem

Bolsas e commodities cedem, enquanto as curvas de juros dão um alívio; moedas são a exceção e avançam contra o dólar.

Conab aponta para safra de café em 53,4 milhões de sacas

Nos quatro primeiros meses, país já exportou 14,1 milhões de sacas de 60 kg; volume é 10,8% menor que o exportado em igual período de 2021.

Em caso de novo ataque hacker, 80% das empresas pagariam resgate

Senhas: sequências numéricas simples ainda são motivo de ataques cibernéticos.