Novos dados da Europa e EUA

338

Ontem, os mercados internacionais tiveram elevação mediante as expectativas de retomada econômica nos países desenvolvidos, por conta da reabertura da economia. Nos EUA, mesmo com as manifestações alastrando no país inteiro, não gerou preço ou alteração nas expectativas dos agentes, haja vista que os protestos não interferem, ao menos no curto prazo, na atividade econômica do país. Assim, de olho na reabertura econômica, mas com certa cautela, a Nasdaq liderou as altas nos EUA, com elevação de 0,66%. O S&P 500 e Dow Jones também se elevaram de forma modesta, com elevação de 0,38% e 0,36% respectivamente. O VIX registrou elevação, 2,69% alcançando os 28,25 pontos.

Na Europa, as Bolsas recuperaram parcialmente a queda de sexta-feira, com os agentes esperançosos com a reabertura dos países e os dados de conjuntura econômica divulgados muito próximo do esperado pelos agentes, as Bolsas fecharam a sessão em alta. Além disso, os pacotes de estímulos, continuam a alimentar a expectativa dos agentes. Dado a conjuntura, Milão e Madri registraram as maiores altas do dia, com avanços de 1,79% e 1,76% respectivamente. Londres teve ganhos de 1,48% e Paris subiu 1,43%. Frankfurt, não abriu, por conta do feriado de pentecostes na Alemanha.

A Bolsa brasileira também seguiu a trajetória de alta observada no exterior, com esperanças elevadas em relação a reabertura das maiores economias europeias e o fato da economia chinesa voltar a crescer, apesar de mostrar sinais de possível estagnação. Nacionalmente, a abertura já começou, especialmente na cidade mais rica do país, São Paulo, apresentando a primeira fase do afrouxamento das restrições do comércio. O cenário político, apesar de conturbado, com as manifestações de domingo não geraram preço, assim como nos EUA, os agentes estão preocupados com a atividade econômica. Desse modo, o Ibovespa fechou o dia com alta de 1,39%, cotado aos 88.620,10 pontos. O dólar subiu levemente, revertendo as perdas da semana passada, se elevando em 0,56%, cotado em R$ 5,3670.

.

Espaço Publicitáriocnseg

Pedro Paulo Silveira

Economista-chefe da Nova Futura Investimentos

www.novafutura.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui