Economia cresce 0,24% em janeiro mas já se fala em estagnação

(IBC-Br apresentou alta de 0,24%, em janeiro, em relação a dezembro.

Mercado Financeiro / 22:56 - 26 de mar de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A atividade econômica iniciou o ano com crescimento. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou alta de 0,24%, em janeiro, em relação a dezembro, segundo dados divulgados neta quinta-feira pelo Banco Central (BC).

Na comparação com janeiro de 2019, o crescimento chegou a 0,69% (sem ajuste para o período). Em 12 meses encerrados em janeiro, o indicador apresentou crescimento de 0,86%. O IBCbr já indicava redução na atividade econômica em janeiro, cresceu menos que nos períodos anteriores. Na época, foi considerado o adiamento de impostos pela Receita.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Com o impacto da pandemia de covid-19, o BC revisou a projeção para o PIB de crescimento de 2,2%, estimados em dezembro, para estabilidade (zero de crescimento). A previsão do Ministério da Economia para o PIB este ano caiu de 2,1% para 0,02% em 2020, o que significa estagnação.

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor