Economia da China deve crescer mais de 7% em 2021

349
Multidão China. Foto: divulgação
Multidão China. Foto: divulgação

O crescimento econômico da China aumentará para mais de 7% em 2021, previu o banco suíço Crédit Suisse em uma entrevista coletiva online, realizada esta semana, sobre as perspectivas do mercado chinês para 2021.

De acordo com o banco, a economia da China permanecerá forte no primeiro trimestre de 2021, e o consumo deverá se tornar a principal força motriz do crescimento econômico da China nos próximos anos.

Como a única grande economia do mundo a apresentar crescimento positivo no ano de 2020, sombreado pela pandemia, a China viu seu produto interno bruto ultrapassar a marca de 100 trilhões de yuans pela primeira vez em 2020.

Uma reportagem do The Wall Street Journal, publicada na última segunda-feira, ressaltou que o “excepcional desempenho da China em 2020 ajudou a economia global a enfrentar a devastadora pandemia da Covid-19”.

Espaço Publicitáriocnseg

Embora o Banco Mundial tenha projetado que a economia global recuou 4,3% em 2020, o desempenho da China neste mesmo período provavelmente impulsionou a economia global como um todo com “praticamente o dobro de sua habitual contribuição”, afirmou Homi Kharas, pesquisador sênior de economia e desenvolvimento global da Brookings Institution, citado pela reportagem. Também disse que sem a contribuição da China, a economia mundial teria encolhido 5,7% no ano passado em relação à previsão atual do Banco Mundial.

O produto interno bruto (PIB) da China ultrapassou 100 trilhões de iuanes (US$ 15,42 trilhões) em 2020, segundo os dados oficiais divulgados nesta segunda-feira. Segundo a agência Xinhua, o país, cujo PIB aumentou 2,3% em termos anuais para 101,5986 trilhões de yuans no ano passado, deve ser a única grande economia a registrar crescimento no ano devastado pela pandemia, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

Leia mais:

Cai relação dívida/ativo das empresas estatais da China

China foi o principal destino do agro exportado pelo Brasil

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui