O Produto Interno Bruto (PIB, indicador da economia de um país) da Rússia cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados preliminares publicados pelo Serviço Federal de Estatísticas do Estado (Rosstat).
Os dados preliminares ficaram aquém das previsões anteriores do Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia e do Banco Central da Rússia, que estimavam um aumento de 1,7% e 2% em relação ao ano anterior, respectivamente.
Para o PIB anual, o Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia espera um crescimento de 2,5%, enquanto o Banco Central da Rússia prevê um aumento de 1% a 2%.
Mesmo abaixo das estimativas, o desempenho da economia russa supera o da Europa. O PIB da Zona do Euro cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2025 quando comparado aos primeiros três meses de 2024. O PIB do Reino Unido cresceu 1,3% na comparação com o mesmo período de um ano atrás.
A economia dos Estados Unidos, apesar de registrar uma queda de ritmo no início do ano, teve crescimento de 2% no início de 2025.
Com informações da Agência Xinhua