Um funcionário verifica o progresso do plantio de primavera da cooperativa rural de Datian, por meio de um sistema de monitoramento em um computador, na cidade de Jiangxiang, condado de Nanchang, Província de Jiangxi, no leste da China, em 8 de março de 2022. (Xinhua/Peng Zhaozhi)
Nanchang, 24 ago (Xinhua) — Um sistema digital que conecta 1 milhão de engenheiros eletrônicos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), 100.000 fábricas upstream e downstream e clientes de mais de 210 países, está exibindo informações instantâneas na Jiangxi Jiepei Industrial Internet Co., Ltd., na cidade de Shangrao, Província de Jiangxi, leste da China.
O gerente geral Huang Cheng disse que, por meio desse sistema digital autodesenvolvido, a empresa consegue acompanhar e analisar o progresso detalhado de etapas em tempo real, a fim de garantir que cada etapa seja concluída dentro do planejamento.
Este é um microcosmo do desenvolvimento econômico de alta qualidade da China impulsionado pela economia digital.
Mais de 300 especialistas em economia digital, incluindo profissionais, acadêmicos e líderes empresariais, compartilharam as últimas conquistas da economia digital da China e discutiram o desenvolvimento futuro do país na Conferência da Indústria de Economia Digital da China de 2022, realizada em Shangrao de 20 a 21 de agosto.
Xu Yanhao, vice-secretário do Partido da Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia, disse que o desenvolvimento da economia digital se tornou a chave para alcançar a recuperação econômica e promover o desenvolvimento sustentável.
Xu acrescentou que, a China tem emitida uma série de políticas e medidas para promover o desenvolvimento da economia digital.
Dados mostram que, a escala da economia digital da China subiu de 11 trilhões de yuans (US$ 1,6 trilhão) em 2012 para 45,5 trilhões de yuans em 2021, representando 39,8% do PIB do país em 2021.
“Como um dos países mais ativos do mundo no desenvolvimento digital, a China tem acelerada a transformação digital das suas indústrias tradicionais, como também acelerou a inovação em diversos cenários de aplicação, como governança social, serviços públicos, produção e meios de subsistência”, disse Lyu Weiping, vice-geral gerente da China Electronics Technology Group Corporation.
Um white paper recém-lançado, que trata sobre a economia digital global, observa que a escala da economia digital da China ficou em segundo lugar globalmente por muitos anos.
Wang Ning, presidente da Câmara de Comércio de Eletrônicos da China, disse que todas as partes devem realizar pesquisas colaborativas sobre as tecnologias chave, aproveitar ao máximo as vantagens de dados massivos e ricos cenários de aplicação, promover a integração profunda de tecnologias digitais e a economia real, promover a transformação digital em todos os setores e criar em conjunto um ecossistema inovador para a economia digital.
“A China deve participar ativamente da cooperação internacional no campo digital, estabelecer padrões, regras e esquemas de governança para tecnologias, produtos e serviços digitais e tornar a economia digital mais aberta e inclusiva”, disse Xu. Fim
Leia também:
China acompanha sua economia digital ultrapassar 45 trilhões de yuans