Economia digital é motor de crescimento da China

713
CC
CC

A China foi uma das precursoras da economia digital. O país tem investido massivamente no crescimento de sua economia por essa via. Esta semana um dos destaques da Conferência de Economia Digital Global 2021, realizada em Pequim, os visitantes puderam vivenciar o emocionante momento do lançamento de uma espaçonave ao colocar o capacete e sentar-se de frente a várias telas gigantes.

Segundo a agência Xinhua, durante os dois dias de evento, segunda e terça-feira, tecnologias de ponta com inovação baseada em dados foram exibidas enquanto os participantes se concentraram nas discussões sobre a economia digital como um novo impulsionador do crescimento econômico da China, apesar da pandemia de Covid-19.

A economia digital se tornou uma chave para alcançar a recuperação econômica e promover o desenvolvimento sustentável com a economia global, que ainda está em um estado de recuperação frágil, disse Zhuang Rongwen, diretor da Administração do Ciberespaço da China, durante a abertura.

Crescimento

A economia digital da China manteve uma alta taxa de crescimento de 9,7% em 2020 em meio à pandemia e à desaceleração econômica global, de acordo com um livro branco divulgado pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT, na sigla em inglês).

Espaço Publicitáriocnseg

A escala da economia digital do país atingiu 39,2 trilhões de yuans (US$ 6,1 trilhões) no ano passado, respondendo por 38,6% do PIB.

“Como as pessoas estão mais conectadas do que nunca devido aos meios de comunicação cada vez mais diversificados, todos nós nos beneficiamos do progresso da digitalização, especialmente durante o período mais difícil da pandemia”, disse Guido Giacconi, vice-presidente da Câmara de Comércio da União Europeia na China.

A economia digital tem demonstrado forte resiliência diante da pandemia, pois dá um forte impulso a uma série de novos modelos de negócios, como compras e educação online, telemedicina e inteligência artificial, disse Cai Fang, especialista da Academia Chinesa de Ciências Sociais.

Fibra óptica

A China construiu as maiores redes de fibra óptica e de banda larga móvel 4G e 5G do mundo, com o número de conexões de terminais 5G passando dos 365 milhões e os cenários de aplicação do 5G se tornando cada vez mais ricos, disse Xiao Yaqing, ministro da Indústria e Informatização. Com sua economia digital ocupando o segundo lugar no mundo, a China destacou o desenvolvimento da economia digital em seu 14º Plano Quinquenal (2021-2025) para construir uma China digital.

As empresas chinesas também serão incentivadas a aproveitar as oportunidades no mercado digital internacional na década seguinte, disse Lei Jun, presidente da Xiaomi Corporation, fabricante chinesa de celulares.

Centros de pesquisa

De acordo com uma diretriz divulgada em conjunto pelos departamentos do governo chinês em 23 de julho, mais esforços serão feitos para permitir que as empresas nacionais da economia digital acelerem a implantação de centros de pesquisa e desenvolvimento e centros de design de produtos no exterior e fortaleçam a cooperação com empresas de tecnologia estrangeiras em áreas como big data, 5G e inteligência artificial.

A capital Pequim também apresentou um plano de ação na segunda-feira para acelerar o processo de se tornar uma pioneira mundial no desenvolvimento econômico digital. Conforme observado no plano, o valor agregado da economia digital de Pequim deverá responder por cerca de 50% de seu PIB até 2025. No ano passado, o valor agregado da economia digital da cidade ultrapassou 1,44 trilhão de yuans, respondendo por cerca de 40% de seu volume econômico total.

A Organização Mundial do Comércio prevê que as tecnologias digitais promoverão um crescimento anual do volume do comércio global em cerca de 2 pontos percentuais até 2030, e a proporção do comércio global de serviços aumentará de 21% em 2016 para 25% até 2030.

“Diante dos desafios, como o crescimento econômico lento e o envelhecimento da sociedade, a economia digital permitirá um desenvolvimento inclusivo de alta qualidade que permite que mais idosos superem a exclusão digital”, disse Cai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui