Análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, com base no índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC) de agosto de 2023, revela que a economia do Rio de Janeiro registrou novamente crescimento, agora de 0,23% em relação a julho na série livre de efeitos sazonais, enquanto o dado nacional caiu 0,77%.
Com isso, de acordo com o IFec-RJ, o índice apresentou variação de 4,23% em 2023, enquanto no país ele ficou em 3,06%. A variação acumulada foi ainda maior quando a comparação é relativa aos últimos 12 meses. O Rio apresentou alta de 4,74%, contra 2,82% do Brasil.
Ainda segundo o Ifec-RJ, em levantamento feito com 445 empresários do comércio na Região Metropolitana do Rio, entre os dias 21 e 26 de setembro, 70,1% dos entrevistados farão encomendas para o Natal.
A maioria (36,6%) fará os pedidos em outubro. Em novembro, serão 33,4% e em dezembro, 13%. 14,1% dos empresários disseram que anteciparam as encomendas, enquanto 79,4% afirmaram que as compras foram feitas no mesmo período do ano passado. As encomendas para 52% dos entrevistados estão iguais às feitas em 2022, sendo que 26% revelaram que o volume aumentou. 22% disseram que as compras foram menores.
Em relação a 2022, 48% dos empresários do comércio afirmaram que o volume de vendas para o Natal será maior, 30,8% acham que será igual e 21,2% disseram que vai ser menor.
Leia também:
Segmento de luxo
Sede dedicada a residências de ponta
Emendas ao PLO de 2024 são publicadas em Diário Oficial
Luiz Paulo apresentou emenda para incluir a melhoria da segurança pública territorial como uma das missões do estado para os próximos oito anos
Indústria do Rio continua gerando empregos pelo 10º mês consecutivo
Foram criados 13.576 postos de trabalho ao longo do ano.
Cartórios já podem registrar nomes de crianças nascidas mortas no Rio
Por ano, cerca de duas mil crianças nascem mortas no Rio.
Novo Point na Lapa
Rede de restaurantes Ximenes chega as casas de Jacob do Bandolim
Procon do Rio notifica Bradesco sobre pane em contas de clientes
Problema causou créditos e débitos repentinos em contas de consumidores.