Economista afirma que maior risco para este ano é o fiscal

Ano eleitoral torna mercado com referência fraca

Em uma análise dos 13 primeiros dias de 2022, o economista João Beck, sócio da BRA, faz uma análise do momento: “Nos últimos dias, vimos uma recuperação com alta das bolsas e dólar fraco, mas ainda é cedo para ficar otimista. O FED (Banco Central dos EUA) vem elevando cada vez mais o tom em relação a necessidade de ajuste de sua política monetária. A alta da taxa de juros lá fora pode pressionar para cima a nossa taxa de juros daqui”, prevê.

Segundo ele, o maior risco para o ano corrente é o fiscal. “E, mesmo tendo observado melhora em alguns dados, o mercado não reagiu positivamente porque anos eleitorais são perigosos do ponto de vista fiscal”.

Para o economista, a notícia desta quinta-feira que pode dar uma luz do que ainda está por vir é o decreto de Bolsonaro cedendo mais autonomia à Casa Civil na execução do Orçamento. “E colocando Paulo Guedes mais como coadjuvante do que protagonista nessa pauta. Os estados e municípios devem aumentar o seu gasto em ano eleitoral, após 2 anos de algum crescimento da indústria e setor agrícola, além da proibição de reajustes de despesas previstas na lei complementar 173/20”, acredita.

Ele acredita que a tese é que esse movimento seja uma antecipação para gastos eleitorais a frente. “Outro ponto ainda dentro do tema fiscal é que os fatores que ajudaram a melhora da dívida no último ano – primário positivo, crescimento elevado, juros reais baixos, deflator do PIB acima do IPCA e devoluções do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Tesouro – ou não estarão presentes, ou serão menores à frente”, cita.

Sobre a PMS – Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, ele diz que a princípio, o dado é bom e bem acima do esperado, mais que compensou a perda de outubro.

“O mercado não deu tanto peso porque esse dado de serviços tem tido uma volatilidade muito alta sendo consistentemente divulgado bem acima ou bem abaixo do esperado. A alta da taxa de juros ainda não refletiu na sua totalidade na economia e pode atrapalhar na margem a recuperação desse setor pós pandemia”.

O mesmo tema foi analisado por Alexsandro Nishimura, economista, head de conteúdo e sócio da BRA.  “Os dados divulgados pelo IBGE surpreenderam positivamente e mostraram que o setor de serviços cresceu muito acima das expectativas em novembro”, comentou.

Ele salientou que o resultado foi liderado por segmentos voláteis em uma base mensal. Dois segmentos se destacaram, Serviços de Tecnologia da Informação e Serviços de Transporte Aéreo, além da continuidade da recuperação dos serviços prestados às famílias, que acumulam 9 meses seguidos de ganhos.

O economista acredita que os serviços prestados às famílias devem permanecer em tendência ascendente nos próximos meses, entretanto a rápida disseminação da variante ômicron pode desacelerar a taxa de crescimento neste início de 2022.

“O mercado recebeu bem os dados de serviços, por ser um setor importante para a atividade econômica, porém o Ibovespa operou em baixa na parte da manhã desta quinta-feira (recuando 0,64%, aos 106.030 pontos às 9h20 (horário de Brasília) desta vez puxado pelas ações ligadas às commodities. O movimento é contrário ao dos últimos dias, justamente quando estes mesmos papéis sustentaram a recuperação recente”. Às 16 horas e 50 minutos desta quinta-feira, o Ibovespa marcava 106.016,08 pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Cinco gigantes estatais chinesas abandonam Bolsa de Nova York

Anúncio ocorre em meio a tensão entre China e EUA; ações seguirão negociadas em Hong Kong e Xangai.

Últimas Notícias

Fiagros têm captação líquida satisfatória até junho

Esses fundos entraram em operação em agosto de 2021

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis