Economista diz que teto de gastos já não existe

208

Para o ex-ministro Nelson Barbosa (Planejamento e Fazenda), o teto de gastos já virou um “remendo” e na prática não existe. Mas as medidas para tentar mantê-lo “doem mais em quem pode menos“. Em debate realizado nesta quinta-feira, justamente sobre o papel do Estado, ele e o também economista Samuel Pessoa explicitaram suas divergências em relação ao tema. Enquanto Barbosa defende uma “flexibilização” do teto para aumentar gastos, Pessoa sustenta que a Emenda Constitucional 95 é um fator de estabilidade.

“Tenho defendido a flexibilização do teto de gastos até antes da pandemia“, lembrou Barbosa. Para ele, o teto não é “âncora para os juros” e impede o crescimento. E isso em uma economia que já estava em desaceleração.

Uma das evidências dos problemas criados pelo teto está no impasse em relação ao Renda Cidadã. Muito se discutiu, vieram as eleições municipais e ainda não se sabe de onde o governo de Jair Bolsonaro vai tirar os recursos para financiar o Renda Cidadã. Aúltima chance parece ter sido o orçamento de 2021.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui