O economista especializado em estratégia e desenvolvimento de negócios decidiu dividir as experiências positivas e negativas de sua trajetória como executivo no livro “O Próximo Passo – O guia prático de um CEO para a sobrevivência dos sonhos” (R$ 55,00/R$ 39,00 versão digital).
A obra, que marca sua estreia como autor, reúne as lições valiosas aprendidas durante as aplicações das teorias estudas por ele no MBA Executivo na Coppead e em sua especialização na Harvard Business School. “Minha motivação sempre foi devolver para a sociedade o que aprendi na vida pessoal e profissional com os meus erros e acertos, com o objetivo de ajudar jovens líderes, talentos, empreendedores, inovadores e estudantes a definirem o que é relevante, ressignificarem vitória e chegarem aos seus sonhos de forma prática”, afirma Gutterres.
A própria publicação é uma prova das realizações do economista, que sempre almejou escrever um livro e usou o período da quarentena, com todas as reflexões trazidas por ele, para colocar as mãos à obra. Ao longo de 15 capítulos, Gutterres propõe diferentes momentos para o leitor, desde a análise de sua própria história como alicerce para a trajetória a ser construída, passando por uma redefinição do que é sucesso e visitando modelos de negócio de sucesso, até chegar em exercícios práticos para a criação de um caminho bastante particular àqueles que desejam empreender, inovar e alcançar o topo da profissão.
O texto apresenta com clareza desafios e soluções de negócio, e ainda aborda o impacto da transformação digital em empresas e carreiras que certamente levarão empreendedores, além de estudantes, executivos e interessados sobre o tema, a se desenvolverem a partir de exemplos concretos. Como uma aula prática, certamente se tornará o livro de cabeceira para futuros líderes.
O livro conta ainda com participações bastante especiais. Para compor a introdução, Gutterres convidou um time de peso a contribuir a partir da provocação “O que é relevância para você?” – são eles: Renata Monteiro, CEO da Apsis Consultoria; Cezar Baião, CEO da Wilson Sons; João Cesar Lima, co-CEO do Grupo Case Benefícios e Seguros; e Ruth Castro, CEO da SH. “Quando comecei a escrever, sabia que este não seria um trabalho individual. Afinal de contas, não construímos nada sozinhos. Por isso, busquei inspiração em pessoas competentes e que admiro o trabalho”, lembra o autor. “É sempre muito bom ver um projeto importante se concretizar desta forma, depois de muito trabalho, planejamento e foco”, conclui.