Educação x supermercados

84

Os acontecimentos mais recentes que expuseram as estranhas do ensino superior privado no país reafirmam a necessidade de o Ministério da Educação (MEC) reexaminar os critérios para concessão de bolsas para os participantes do ProUni. Implantado sob o argumento de subsidiar o acesso à universidade a integrantes dos setores menos favorecidos economicamente, o programa não pode usar a retórica da justiça social para funcionar como uma espécie de Proer para instituições com capacidade ociosa, devido a suas salgadas mensalidades.

Vale tudo
Para garantir, com dinheiro público, o pagamento pelo acesso dos mais pobres a universidades de conteúdo duvidoso, o ProUni tem nota de corte de apenas 4,5. Apesar da exigência extremamente modesta, os bolsistas do programa têm apresentado desempenho superior à média dos demais. Isso, no entanto, longe de avalizar a manutenção do credenciamento de universidade$ com formato de supermercado do ensino, expõe a ausência de qualquer filtro no recrutamento de sua clientela, exceto sua capacidade monetária.

Ninho líquido
A Nestlé pretende conquistar 5% do mercado de leite longa vida no Brasil, estimado em 5 bilhões de litros por ano, segundo dados da LatinPanel. Para atingir essa meta, o Rio de Janeiro é o próximo mercado em que a companhia suíça lançará seus leites líquidos Ninho Fortificado e Molico A&D. A empresa estreou nesta categoria em São Paulo em março deste ano, e conseguiu superar as expectativas de vendas em 30%. A Nestlé investiu em duas novas unidades (Carazinho/RS e Araraquara/SP) para aumentar a produção.

Descentralização
A Assembléia do Rio de Janeiro (Alerj) sediará a primeira reunião da Frente Parlamentar de Apoio a Mineração, às 10h desta terça-feira. A reunião tem o apoio do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), que defende a descentralização da gestão dos recursos minerais (hoje tudo é resolvido em Brasília). O principal tema será o novo marco regulatório da mineração proposto pelo Governo Federal. Hoje o Brasil tem cerca de 7 mil minas e 11 mil locais com licença para extração de materiais para construção civil.

Espaço Publicitáriocnseg

Risco masculino
O câncer de próstata é a segunda causa de óbitos por câncer em homens, sendo superado apenas pelo de pulmão. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número de casos novos de câncer de próstata para o Brasil, no ano de 2008, foi de 49.530. Isso corresponde a um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens. Esta terça-feira é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

Verso
No próximo dia 26, às 19h, acontecerá o lançamento no Rio do livro Poemas do Verso -Encontros, de Sisenando Pereira do Vale. Será na Livraria Saraiva RioSul Shopping Center.

Memória
O Projeto Memórias & História Crea-RJ recebe nesta terça-feira, 17, às 18h, os ex-presidentes do Conselho Mauro Viegas e Arciley Alves Pinheiro. O objetivo é a difusão e preservação da memória da instituição. O projeto faz parte das comemorações dos 75 anos do Crea-RJ. O Centro de Cultura e Memória fica na Rua Buenos Aires, 40, 2 andar – Centro, RJ.

Tapetão alagoano
Militantes do PSOL de Alagoas denunciam que forças políticas locais articulam-se para tentar cassar o mandato e os direitos políticos da vereadora Heloísa Helena. Ex-candidata do partido à presidência da República, em 2006, ela foi a vereadora mais votada de Maceió, com 29.516 votos. O PSOL afirma que, aproveitando-se de um bate-boca entre sua integrante e outra vereadora, alguns partidos buscam uma “maneira legal” de tirar Heloísa da eleição de 2010 para o Senado, na qual, segundo as pesquisas de  intenção de voto, tem despontado como favorita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui