Efeito câmbio

A inflação medida pelo IPCA-15, de 0,12%, a taxa mais baixa desde julho de 2003, é conseqüência da desaceleração de preço dos alimentos, principalmente por conta da valorização de 10% do real neste segundo trimestre, e da queda dos preços dos combustíveis derivada da ótima safra de cana de açúcar, analisa João Carlos Gomes, economista do Instituto Fecomércio. A média dos núcleos do índice volta a indicar uma inflação anual abaixo de 6% para 2005. A expectativa para junho é de que o IPCA perca fôlego e encerre o mês em torno de 0,05%, previu Gomes.

Posse
O empresário Olavo Monteiro de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do Grupo Monteiro Aranha, toma posse nesta sexta-feira como presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). A solenidade, que terá início às 11h, no Theatro Municipal, contará com a presença do vice-presidente da República e Ministro da Defesa, José Alencar, do presidente do Senado, Renan Calheiros, e da governadora do Rio, Rosinha Garotinho.

Corrida ao MBA
O Ibmec São Paulo registrou um aumento de 40% na procura por cursos de MBA no primeiro semestre de 2005 em relação ao mesmo período de 2004. Se for considerada toda a pós-graduação, o crescimento ficou em 56%. Na categoria Certificates – programas mais rápidos, desenhados para jovens profissionais ou empreendedores – o aumento atingiu 80%.

Portas fechadas
O PT-RJ realiza nesta sexta-feira ato em defesa do partido e da democracia, a partir das 19h, no teatro da Universidade Cândido Mendes (R. da Assembléia, 10, Centro).

Leão gaúcho
A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul fez autuações, até maio, superiores a R$ 350 milhões, número 71% acima da média obtida nos últimos cinco anos no mesmo período.

Kioto
O mercado de carbono estará em discussão nesta sexta-feira, às 9 horas, na federação das indústrias fluminenses (Firjan), na Av. Graça Aranha 1 – 13º andar.

Brasil vaidoso
Foram feitas 621 mil operações plásticas no Brasil em 2004, mais de uma por minuto, sem contar as cirurgias reparadoras, conforme dados do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica RJ, Everardo Abramo. A queda nos preços, possível com técnicas mais modernas e maior concorrência, atraiu a classe média para um mercado antes restrito à elite. Abramo, porém, alerta contra profissionais que cobram valores muito abaixo do mercado, pois há uma série de custos obrigatórios (anestesia, clínica ou hospitais com CTI completo etc.) que impedem a fixação de preços irrisórios.

Frio como nariz de pinguim
O Ponto Frio alerta para um e-mail falso que traz no campo do assunto “Pedido confirmado”. A mensagem possui um link que pode levar alguém distraído a baixar um arquivo executável (com extensão .exe). Daí para diante, é porta aberta para vírus ou para conseguir os dados e senhas da vítima. O Ponto Frio garante que nunca envia e-mails para seus clientes com links.

PPD
Nesta sexta-feira será realizado o III Seminário Qualidade de Vida das Pessoas Portadoras de Deficiência, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, na Asembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Serão tratados assuntos relacionados a políticas públicas, benefícios legais e educação inclusiva, entre outros.

Agenda
Privatizar o que resta, aprovar a redução dos direitos trabalhistas, diminuir ainda mais os gastos públicos para zerar o déficit nominal (sem mexer nos juros)… Haja mensalão.

Artigo anteriorCada um por si
Próximo artigoEstranhos critérios
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.